Federação União Brasil-PP terá sete vereadores em Rio Claro

Atuando em bloco, os dois partidos formarão a maior bancada da Câmara Municipal de Rio Claro que é composta por 19 vereadores.

0

Caso seja formalizada, a federação entre os partidos União Brasil e PP resultará na formação da maior bancada da Câmara de Rio Claro com sete vereadores, o que poderá impactar nas disputas internas por maior espaço no governo Gustavo Perissinotto (PSD) e influenciar a composição do cenário político para a sucessão municipal, em 2024.

A previsão dos principais líderes nacionais das duas siglas é a de que o processo seja concluído nos próximos dias. Com isso, a federação passaria a contar com 108 deputados, superando o PL que com seus 99 deputados possui a maior bancada da Câmara Federal – clique AQUI.

Em Rio Claro, se confirmada a federação, os quatro vereadores do União Brasil – Val Demarchi, Serginho Carnevale, Rodrigo Guedes e Sivaldo Faísca – passariam a atuar em bloco com os três vereadores do Progressistas: Júlio Lopes, Adriano La Torre e Moisés Marques.

Vale lembrar que, pela federação formada entre PSDB e Cidadania, os vereadores tucanos Paulo Guedes e Vagner Baungartner e a vereadora Carol Gomes (CD), já devem atuar em bloco.

Como funciona

A federação partidária permite que dois ou mais partidos atuem de forma unificada durante as eleições e na legislatura, devendo permanecer com essa união por no mínimo quatro anos. A entidade deve agir, no Parlamento, como uma única bancada, sem que os partidos tenham a obrigação de se fundir.

As federações são válidas tanto para eleição majoritária (presidente da República, governador, senador e prefeito) quanto para a proporcional (deputado federal, deputado estadual e distrital e vereador).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui