A frente fria que atingiu Rio Claro e várias regiões do Brasil fez a prefeitura antecipar a Operação Inverno. Assim, a população já pode colaborar com o serviço doando roupas e alimentos. Além disso, quem quiser pode trabalhar como voluntário ajudando aqueles que precisam.
A Operação Inverno tinha previsão de começar em 1º de junho, mas começou nesta semana. As equipes saíram às ruas na terça-feira (17) para convidar as pessoas em situação de rua a se abrigarem em um prédio especialmente preparado para isto.
Porém, o abrigo não é obrigatório. Aqueles que recusaram o abrigo recebeu cobertor e/ou saco de dormir, além de um kit lanche. O plantão de atendimento está sendo realizado das 18 às 22 horas.
A operação tem o envolvimento das secretarias municipais do Desenvolvimento Social e Segurança, bem como do Fundo Social de Solidariedade e da frente parlamentar para pessoas em situação de rua.
A operação deve durar pouco mais de três meses, ou seja, deverá se estender até 31 de agosto. A ação é realizada com o fim de acolher pessoas em situação de rua no período de baixas temperaturas.
Quem quiser fazer doações de alimentos ou de agasalhos deve levar os itens até um dos pontos de coleta. Além das doações, os munícipes podem trabalhar como voluntários na operação. Dessa forma, quem tiver interesse em ser voluntário deve preencher formulário nos pontos de coleta. Aliás, o formulário também pode ser solicitado pelo e-mail gabinetesmas@assistenciasocial.rc.sp.gov.br.
Pontos de coleta da Operação Inverno
Os pontos de arrecadação funcionam nos seguintes locais:
- Núcleo Administrativo Municipal, Rua 6 nº 3.265 – Alto do Santana;
- Fundo Social de Solidariedade, Rua 3, 945 – Centro;
- Udam, Avenida 23, 1.483 – Bairro do Estádio;
- Cras Terra Nova, Rua Marco Antônio Padula, 1.043 – Terra;
- Cras Brasília, Avenida 30, 290 – Jardim Brasília;
- também Cras Bonsucesso, Rua 5, 1.201 – Jardim Bom Retiro;
- Cras Panorama, Rua 14, 2.763 – Jardim Wenzel;
- Cras Independência, Rua M-7, 1.031 – Jardim Hipódromo;
- e Cras Mãe Preta, Avenida 1-MP, 159 – Jardim Mãe Preta.
Assim como agora, no ano passado, a Operação Inverno também começou mais cedo, em 31 de maio.