Governo de São Paulo inclui educação em lista de atividades essenciais

Decisão permite que escolas retomem atividades presenciais.

0

Um decreto publicado no sábado no Diário Oficial passou a classificar as atividades educacionais como essenciais no estado de São Paulo. Com a decisão, o governo autoriza a retomada das atividades presenciais nas escolas mesmo na fase emergencial.

Na sexta-feira (26), horas antes do decreto, o secretário estadual de Educação, Rossieli Soares, confirmou que as escolas podem abrir na fase emergencial, mas recomendou atividades virtuais até o dia 11 de abril. Apesar da recomendação do secretário, na prática, escolas públicas ou particulares estão autorizadas a retomar as atividades presenciais.

Donos de escolas particulares vêm pressionando para retomar as atividades. Segundo o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo, mesmo com o megaferiado decretado para a cidade de São Paulo, grandes escolas da capital paulista mantiveram as atividades, ainda que online, para os estudantes.

Já um informativo da Apeoes (Sindicato dos Professores da Rede Pública Estadual) publicado no sábado lembrou que uma decisão judicial proibiu a retomada das atividades presenciais nas escolas até o dia 11 de abril. Eles pedem a vacinação de todos os trabalhadores da educação, independente da faixa etária, antes do retorno às aulas.

O governo anunciou que começa a vacinação de professores e funcionários da rede pública e privada de ensino a partir do dia 12, mas apenas para quem tem mais de 47 anos.

Com o número de mortes por Covid-19 batendo recordes, o governo prorrogou a fase emergencial, a mais restritiva do plano de contingência contra o coronavírus, até o dia 11 de abril.

No sábado (27), dia em que o decreto foi publicado, o estado voltou a ultrapassar a marca de mil mortes por dia, e registrou 1.051 óbitos.

Rio Claro

Em Rio Claro as aulas presenciais nas escolas públicas estão suspensas, porém as instituições privadas podem funcionar desde que respeitem os protocolos sanitários estabelecidos pelo Plano São Paulo, como limite de 35% da capacidade dos alunos. Porém, nesta semana, as aulas presencais estão proibidas devido às medidas mais restritivas decretadas pela prefeitura para conter o avanço da Covid-19 no município. As atividades educacionais podem ser feitas somente de forma remota.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui