O governo de São Paulo vai abrir 700 novos leitos Covid-19 em hospitais estaduais nos próximos 10 dias. São 266 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 434 leitos de enfermaria. A medida visa atender a demanda causada pelo crescimento das internações de pacientes para o tratamento do novo coronavírus.
“Nosso foco atual é na criação de leitos de enfermaria já que, devido ao alto índice de vacinação no estado, há um menor agravamento da doença”, informou o governador João Doria em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (26).
Os novos leitos Covid-19 serão criados em hospitais estaduais em 14 regiões do estado de São Paulo. Isso porque nos últimos 14 dias houve um aumento de 98% nas internações hospitalares de pacientes com Covid-19. Se considerar as últimos três semanas o crescimento foi ainda maior: 152%. Além disso, seis regiões do estado atingiram 80% da ocupação de leitos Covid-19. “Frente a isso vamos ampliar o número de leitos para atender a população em todas as regiões do estado”, destacou o secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn.
O governo de São Paulo vai abrir 700 novos leitos Covid-19. A estimativa é de que todos os 700 novos leitos Covid-19 estejam abertos até o dia 6 de fevereiro. De acordo com o governo paulista, “os novos leitos vão auxiliar na absorção da nova demanda de casos em unidades hospitalares de 14 regiões do estado, incluindo capital e municípios da Grande São Paulo e as regionais de saúde de Araraquara, Baixada Santista, Barretos, Bauru, Franca, Marília, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, Sorocaba e Taubaté”.
O governador informou ainda que a “Secretaria de Estado da Saúde também está à disposição dos municípios para auxiliar no financiamento de novos leitos, desde que possam ser abertos de forma imediata, de acordo com o atual cenário epidemiológico da pandemia”.