Governo do estado promete vacinar toda população até outubro

O governo do estado promete vacinar toda população até outubro. Projeção foi anunciada nesta quarta pelo governador João Doria.

0

O governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (2) que pretende imunizar 100% da população paulista contra a Covid=19 até o final de outubro. O governador João Doria fez o anúncio durante coletiva de imprensa. O governo do estado promete vacinar toda população até outubro, projeção feita com base nas entregas de vacinas e insumos sinalizadas pelo Ministério da Saúde. Essa projeção contempla as pessoas com mais de 18 anos de idade.

“São Paulo vai concluir toda a vacinação da sua população vacinável até o dia 31 de outubro”, afirmou o governador. De acordo com ele, a previsão inicial era de que a imunização total dos paulistas seria feita até 31 de dezembro. Porém, essa meta está sendo antecipada em dois meses. “Agora nós estamos afirmando que até 31 de outubro todos os brasileiros que residem em São Paulo serão vacinados”, prometeu Doria.

O governo de São Paulo também anunciou que vai iniciar no dia 7 de junho a vacinação da última faixa etária das pessoas com comorbidades e deficiência. Esse grupo é composto por pessoas de 18 a 29 anos e é estimado em 550 mil pessoas. Vale lembrar que a imunização de pessoas com comorbidades e deficiências de 30 a 39 anos foi iniciada nesta quarta-feira (2).

Governo do estado promete vacinar toda população até outubro
Professora toma vacina contra a Covid-19. Governo do estado promete vacinar toda população até outubro. (Foto: Divulgação/Governo de SP)

Além disso, o governo paulista vai antecipar a vacinação dos profissionais da educação básica com idades entre 45 e 46 anos. A vacinação para esse grupo terá início na próxima quarta-feira, dia 9 de junho, para um público estimado em 80 mil pessoas. O calendário pode ser encontrado no site do VacinaJá (https://vacinaja.sp.gov.br/).

Para receber a vacina, os profissionais contemplados devem realizar o cadastro no portal VacinaJá Educação. De acordo com o governo estadual, o cadastro pode ser feito pelos servidores que atuam nas escolas ou em órgãos administrativos, como secretarias da educação e diretorias de ensino.

A coordenadora do Programa Estadual de Imunização (PEI), Regiane de Paula, informou que no sábado (5) será realizado o Dia D de vacinação aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19. A iniciativa visa atender quem não compareceu aos postos nos prazos indicados para receber a imunização completa e garantir a proteção contra a doença.

“Iremos fazer uma grande ação de apoio aos municípios para que possam, além de aplicar a segunda dose, realizar a digitação e atualização das vacinas que por ventura os pacientes podem ter sido imunizados e não registrados na plataforma Vacivida”, informou Regiane.

O Dia D será realizado em parceria com os municípios e o atendimento vai ocorrer das 7 às 18 horas.

Vacinação de crianças contra a Covid-19

A coordenadora do PEI, Regiane de Paula, explica que as vacinas disponíveis hoje no país e aprovadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), são destinadas à população maior de 18 anos.

“Nesse momento todas as vacinas do território nacional estão preconizadas para pessoas com mais de 18 anos, por isso nosso calendário contempla populações até essa faixa etária”, explicou Regiane.

De acordo com ela, assim que houver vacinas disponíveis e autorizadas pela Anvisa para pessoas com menos de 18 anos, haverá alterações no calendário vacinal para inclusão dessas novas faixas etárias.

Confira a coletiva de imprensa na íntegra:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui