Grupo Matula Teatro apresenta “Como se Fosse” no Teatro em Casa

O Grupo Matula Teatro apresenta "Como se Fosse" nesta quarta no Teatro em Casa. Peça será encenada às 19 horas com transmissão ao vivo.

0

Hoje é dia de teatro na programação do projeto #EmCasaComSesc. O Grupo Matula Teatro apresenta “Como se Fosse” no Teatro em Casa a partir das 19 horas. O espetáculo tem como base o texto “Como se Fuera Essa Noche”, da dramaturga espanhola Gracia Morales. A peça estreou em março do ano passado e faz parte faz parte do projeto “Matula 20 Anos”. O público poderá assistir a peça pelo Instagram do Sesc Ao Vivo ou canal do YouTube do Sesc São Paulo.

A peça conta com direção de Verônica Fabrini e atuação de Alice Possani e Erika Cunha. O espetáculo é apresentado diretamente do palco do Sesc Jundiaí, que faz sua estreia no Sesc Ao Vivo. A montagem, que tem trilha sonora original tocada ao vivo pelo músico Dudu Ferraz, aborda a violência doméstica e o feminicídio.

O espetáculo narra a história de duas mulheres, separadas temporalmente e espacialmente por dezoito anos. Uma delas conversa com a filha, menina que brinca entre as costuras da mãe. A outra está a espera de alguém que vai chegar, e enquanto isso ensaia com um gravador as palavras que serão ditas.

Grupo Matula Teatro apresenta "Como se Fosse" no Teatro em Casa
Cena da peça “Como se Fosse”. Grupo Matula Teatro apresenta “Como se Fosse” no Teatro em Casa. (Foto: Reprodução/Facebook/Grupo Matula Teatro)

Aos poucos, dos silêncios emerge uma história de violência como muitas outras, alternando divergência e carinho, palavras rudes e atos de amor. Esse movimento – aparentemente circular – revela-se na verdade uma espiral, em que a intensidade da violência vai lentamente galgando patamares mais altos.

“O texto aborda com delicadeza uma história que poderia ter saído das páginas de um jornal, trazendo um dos muitos casos de violência que lemos diariamente”, explica o Grupo Matula Teatro. “A encenação pretende valorizar as propostas da dramaturga, transitando entre os diferentes pontos de vista que compõem as relações dessa família: sutilezas entre mãe e filha, os encontros e desencontros do casal, relação de proximidade e afastamento entre pai e filha, a perspectiva sobre uma experiência vivida que se transforma com o tempo”, acrescenta.

O Grupo Matula Teatro completa 21 anos de existência neste ano e a apresentação no Teatro em Casa celebra essa data. “Para o grupo, esse é um momento importante, já que permitirá que a peça seja apreciada por um grande número de público, em diferentes locais, dando assim, a nós também a oportunidade de comemorarmos nossos 21 anos!”.

Grupo Matula Teatro apresenta "Como se Fosse" no Teatro em Casa
Grupo Matula Teatro apresenta “Como se Fosse” no Teatro em Casa. (Foto: Reprodução/Facebook/Grupo Matula Teatro)

Grupo Matula Teatro apresenta “Como se Fosse” no Teatro em Casa nesta quarta (2), às 19 horas, com transmissão ao vivo pelo Instagram e YouTube. O evento faz parte do projeto #EmCasaComSesc que traz semanalmente apresentações de música, dança, teatro e programação infantil. A agenda desta semana começou na terça-feira (1º) com apresentação da live “Malungos” do músico, compositor e arranjador Allan Abbadia. Na quinta (3), o Dança #EmCasaComSesc recebe o espetáculo “Dos Olhares Nasce o Grito”, do Núcleo Iêê.

Sobre o Grupo Matula que apresenta “Como se Fosse”

O Grupo Matula Teatro é um coletivo de artistas que, junto a outras referências teatrais, integra a cena artística de Campinas (SP), região de considerada efervescência cultural do interior paulista. O grupo realiza, desde 2000, atividades fundamentadas no trabalho do ator que incluem diversos aspectos do fazer teatral: criação e circulação de espetáculos, ações formativas de curta e média duração e gestão do Espaço Cultural Rosa dos Ventos, sede do grupo.

Atualmente o Grupo Matula Teatro transita em dois campos distintos e complementares: a sala preta (espetáculos de palco) e a rua (intervenções urbanas), experimentando diferentes poéticas e modos de relação entre espectador e espaço cênico.

Música #EmCasaComSesc

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui