O estado de São Paulo iniciou a vacinação contra a influenza para pessoas com mais de 60 anos e profissionais da saúde. Em Rio Claro, idosos e trabalhadores da saúde podem tomar a vacina contra a gripe nas unidades de saúde.
Mesmo assim, o município segue com a vacinação contra a Covid-19. Portanto, a população deve ficar atenta aos dois calendários a fim de se proteger contra as duas doenças.
De acordo com a Fundação Municipal de Saúde, os adultos não precisam de intervalo entre as duas doses. Ou seja, as duas vacinas podem ser tomadas juntas.
Rio Claro aplica a vacina contra a gripe nas unidades de saúde. Entretanto, é necessário atenção para o horário de funcionamento.
As unidades do Mãe Preta, Bonsucesso e Terra Nova atuam em horário estendido, das 8 às 18 horas. Já as demais unidades atendem das 8 às 15 horas.
Além disso, alguns postos de saúde não participam da campanha porque estão em reforma. É o caso das unidades do Boa Vista, Jardim das Flores e Benjamin de Castro.
Vacina contra a gripe tem tripla proteção
A vacina contra a influenza é trivalente, ou seja, ela protege contra a gripe e outros tipos de vírus. A vacina deste ano é eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B. Sem dúvida, um motivo a mais para que o público contemplado tome o imunizante.
A meta do Ministério da Saúde é vacinar 90% da população contra a gripe. Porém, para isso, é essencial a ajuda da comunidade. A população pode e deve tomar o imunizante.
Desse modo diminui os riscos de contrair a doença. De fato, a vacinação contra a influenza previne o surgimento de complicações decorrentes da gripe, assim como óbitos. O alerta é da Fundação de Saúde.
Conforme a autarquia, “a vacinação é fundamental para minimizar a carga da doença e reduzir os sintomas, que podem ser confundidos com os da Covid-19”. Ao mesmo tempo a imunização reduz a sobrecarga nos serviços de saúde.
Campanha contra a gripe atende crianças
A fim de ampliar a cobertura, a vacinação contra a gripe vai atender outros públicos. Logo após os idosos vem a vacinação das crianças com menos de cinco anos. Nesse caso, o atendimento começa no dia 30 de abril.
Segundo o Ministério da Saúde, as crianças que já tomaram a vacina antes devem tomar apenas uma dose neste ano.
Por outro lado, quem vai tomar a vacina pela primeira vez deve receber duas doses. Assim sendo, a criança deve tomar a segunda dose 30 dias após a primeira.
Em seguida, vem o atendimento de gestantes e puérperas. Para elas, a vacinação começa a partir de 2 de maio. Logo depois, a campanha contra a gripe atende outros públicos.
Calendário de vacinação contra a gripe
- 04/04 – Idosos a partir de 60 anos e profissionais da saúde
- 30/04 – Crianças (6 meses a menores de 5 anos)
- 02/05 – Gestantes e puérperas
- 09/05 – Indígenas, professores, comorbidades e pessoas com deficiência.
16/05 – Nova etapa para:
- Caminhoneiros
- Trabalhadores de transporte coletivo
- Trabalhadores portuários
- Forças de segurança e salvamento
- Forças armadas
- Funcionários do sistema prisional
- População privada de liberdade
- Jovens em medidas socioeducativas