- Publicidade -
Início Cotidiano INSS suspende prova de vida dos aposentados até abril

INSS suspende prova de vida dos aposentados até abril

A partir de maio, a comprovação de vida volta a ser obrigatória.

0
Segurados podem acessar o extrato do benefício pelo site do INSS. (Foto: Agência Brasil)

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) suspendeu por mais 60 dias a obrigatoriedade da prova de vida para aposentados e pensionistas. O anúncio foi feito nesta terça-feira (23) pelo presidente do INSS, Leonardo Rolim. A suspensão da prova de vida vale para os meses de março e abril. A partir de maio, a comprovação de vida volta a ser obrigatória.

A prova de vida é obrigatória e deve ser realizada todo ano pelos segurados do INSS que recebem seu benefício por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético. Porém, devido à pandemia de Covid-19, a comprovação deixou de ser exigida em março de 2020 e a medida vem sendo prorrogada desde então.

Antes do anúncio desta terça-feira (23), um decreto publicado em janeiro suspendia a obrigatoriedade da prova de vida até fevereiro.

Leonardo Rolim, presidente do INSS – (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil).

Prova de vida digital

O INSS também anunciou medidas para ampliar e simplificar a prova de vida digital, projeto piloto que vem sendo desenvolvido desde agosto do ano passado e permite que a comprovação de vida seja feita por aplicativo de celular. A prova de vida digital é feita por biometria facial e dispensa a necessidade de o segurado ir até a agência bancária onde o procedimento normalmente é feito.

O procedimento foi simplificado e pode ser feito usando apenas um aplicativo, o MeuGov.br, e não dois como era exigido antes. “Agora as pessoas podem fazer a prova de vida sem sair de casa, pelo celular de uma forma simplificada. Todos podem fazer a prova de vida hoje se quiserem, por um único aplicativo”, disse o presidente do INSS, Leonardo Rolim, em live nesta terça-feira (23).

Segundo o INSS, o procedimento está disponível para 5,3 milhões de beneficiários de todo o país que poderão realizar o procedimento sem sair de casa. Os segurados elegíveis serão avisados por mensagens enviadas por SMS e e-mail. As notificações já começaram.

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil.

“É importante destacar que o beneficiário que participar do piloto e realizar a prova de vida por biometria terá o procedimento efetivado, ou seja, não é um teste. A fé de vida valerá e o segurado não precisará se deslocar até uma agência bancária para o processo”, explica Rolim.

O INSS divulgou um passo a passo do procedimento, que pode ser visto no YouTube. O resultado da validação facial pode depois ser consultado no aplicativo Meu INSS.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile