Jovem escritor rio-clarense lança livro de poemas autorais

Os poemas confeccionados desde 2017 foram revisados e organizados durante a pandemia de Coronavírus.

2

Por Andrea Vitória Pires, 2º B, Escola Estadual Zita de Godoy Camargo

No último dia 21, data que se comemora o Dia Internacional da Poesia, o aluno Kauhan Sabino, estudante da Escola Estadual Marciano de Toledo Piza, lançou seu primeiro livro autoral de poemas: “Fazendeiro do Universo: Poemas e Reflexões” pelo Clube os Autores.O livro conta com 63 páginas, confeccionado em brochura e papel pólen, está sendo vendido por R$ 32,16. No formato ebook o valor está R$ 21,96. Você pode adquirir seu exemplar clicando AQUI.

Capa do livro.

Kauhan, que é organizador e idealizador do Jornal Quincas Borba, filiado a Rede Camões, na entrevista abaixo fala da importância da leitura e da escrita na sua vida, suas influências, como o roqueiro Raul Seixas e o escritor Carlos Drummond de Andrade, entre outras coisas, confira!


REDE CAMÕES: De onde vem suas inspirações?

KAUHAN SABINO: Acredito que as minhas inspirações vem dos livros que eu leio. Mas principalmente, das minhas experiências, dos sentimentos que eu coloco nas poesias, da necessidade de me expressar, porque a poesia é uma ótima forma de se expressar, é uma forma maravilhosa, inclusive.

REDE CAMÕES: Como descobriu esse talento e seu gosto por escrever?

KAUHAN SABINO: Minha primeira grande inspiração foi o poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade. E a segunda, que eu acredito que seja também a mais forte, é o cantor baiano Raul Seixas.

REDE CAMÕES: Você tem algum poeta ou algum autor que se sinta inspirado?

KAUHAN SABINO: Depois de procurar isso em outros lugares, eu descobri na escrita o lugar em que me sinto bem. O lugar onde eu me torno quem eu sou, podemos assim dizer. Comecei a escrever em dois mil e dezessete por influência da minha amiga, poetisa, Kemely Vanzo, que ela escrevia, então eu me senti na vontade de escrever também, como uma segunda forma de inspiração e espelho que eu queria ser. E foi assim que ela me incentivou. E depois que eu me firmei na poesia, eu comecei a escrever outros gêneros e outros tipos literários.

O lugar onde eu me torno quem eu sou, podemos assim dizer.

REDE CAMÕES: Qual o seu maior sonho?

KAUHAN SABINO: Recentemente, eu conquistei um sonho meu como escritor que é lançar meu livro, publicar ele e atualmente, o que eu quero é ver a educação e a leitura, mostrando-se presente nos jovens, nas pessoas de hoje.”

REDE CAMÕES: Você tem alguém que te motiva a continuar com os poemas?

KAUHAN SABINO: Eu não tenho ninguém que me motiva a continuar escrevendo, mas eu tenho a mim. Eu acredito que em cada ser humano há um universo enorme, cheio de astros e estrelas a serem descobertos…

Eu tenho uma amizade pela sabedoria, eu tenho amor pela filosofia e eu acho fascinante, a capacidade que a filosofia tem de nos tirar do conformismo, de não nos contentar com o mesmo eu poderia assim definir a filosofia, e é isso que quero seguir

REDE CAMÕES: O que diria agora para pré-adolescentes e adolescentes que queiram escrever também, porém tem vergonha? Teria alguma dica ou motivação?

KAUHAN SABINO: O que eu falaria ao pessoal que quer seguir escrevendo é que nós somos uma estrela, independentemente da idade, a gente pode, devemos, mas basta querer, né? E eu digo e repito uma frase italiana que diz: “Chi va piano va sano e va lontano“, que traduzido aí seria: “Quem vai devagar vai bem e vai longe”.

REDE CAMÕES: O que você quer ser no futuro? Se você continuar na área de escrita, o que te leva a pensar que isso será algo bom pra sua vida profissionalizante no futuro?

KAUHAN SABINO: Olha, eu quero ser filósofo. Eu tenho uma amizade pela sabedoria, eu tenho amor pela filosofia e eu acho fascinante, a capacidade que a filosofia tem de nos tirar do conformismo, de não nos contentar com o mesmo eu poderia assim definir a filosofia, e é isso que quero seguir.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui