Acordo negociado por Kassab em Limeira prevê apoio do PSD ao PL que, em troca, abriria mão de candidato em Rio Claro para apoiar o prefeito Gustavo Perissinotto à reeleição em 2024, o que obrigaria Rogério Guedes a permanecer como vice ou a procurar outro partido, caso mantenha disposição em disputar a prefeitura.
A montagem do cenário para a sucessão municipal em Rio Claro dependerá, em muito, da estratégia já andamento de ocupação de território pelos partidos em âmbito regional com vistas às eleições de 2026.
Pelo que o RC 8:32 apurou, como exímio articulador político que é, o secretário estadual de Governo e presidente nacional do PSD Gilberto Kassab entrou em campo para manter as bases territoriais conquistadas na região pelo seu partido.
Entre essas bases estão Limeira, onde o prefeito reeleito Mário Botion está em seu sétimo ano de mandato e Rio Claro, governada por Gustavo desde 2021 e que buscará a reeleição em 2024.
Em Limeira, pela proposta que estaria sendo arquitetada por Kassab, o deputado federal Miguel Lombardi, do PL, se lançaria candidato a prefeito com o apoio do PSD que, provavelmente, indicaria como vice a primeira suplente a deputada estadual pelo partido, Roberta Botion, esposa do prefeito Mário Botion.
Nas eleições de 2022, Miguel Lombardi (PL) foi reeleito recebendo 71.969 votos dos limeirenses (45,85% dos votos válidos) e Roberta Botion (PSD), 30.886 votos (19,32%).
A tendência hoje é que esse acordo seja consumado. No entanto, uma reviravolta poderia acontecer caso o descontentamento da ala bolsonarista, tanto no governo estadual como na Assembleia Legislativa, continue a crescer em relação a influência exercida por Kassab, que virou uma espécie de “Posto Ipiranga” do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) – clique AQUI.
Rio Claro
Caso esse acordo regional seja confirmado pelas cúpulas partidárias, estaria alijada a possibilidade do vice-prefeito Rogério Guedes disputar a prefeitura de Rio Claro pelo PL, onde respondia pela vice-presidência do diretório municipal até sua dissolução pelo partido em 15 de março último.
Mesmo que não possa contar com o PL, o RC 8:32 apurou que Rogério Guedes tem garantido a seus aliados mais próximos que manterá a viabilização de uma provável candidatura a prefeito como meta para 2024 – clique AQUI.