A última quadratura da Lua, é o momento em que o nosso satélite natural em sua revolução em torno da Terra, em relação a nossa estrela, está com elongação de aproximadamente 90º. Nesta fase de quarto minguante, e também de quarto crescente, metade de sua face iluminada, está voltada para os observadores no planeta, a outra metade iluminada, não conseguimos observar da Terra, por causa da geometria de posicionamento em relação à Terra e ao Sol. Sempre a Lua, que é um corpo que recebe luz, não contendo luz própria, opaco, vai estar com sua metade iluminada, e a outra metade não, esta porção iluminada de ¼ dela, voltada para nós, é a fase de quadratura.
Alguns aspectos dessa fase são relevantes, que, para nós observadores situados no hemisfério sul terrestre, em uma latitude intermediária, observaremos sempre a Lua com sua face iluminada voltada para o horizonte leste, e a face não iluminada para o oeste. O lado iluminado da Lua nessa fase, é o hemisfério oeste. Na primeira quadratura, o quarto crescente, acontece o contrário. Sempre lembrando, que o nosso satélite tem um movimento sincronizado com o da Terra, assim sempre nos mostrando a mesma face. Nesta fase, a Lua nasce por volta das 00:00, tendo seu ocaso por volta das 12:00.
Registro da Lua pelo Telescópio
E nesta manhã de quinta-feira, dia 4 de fevereiro de 2021, fiz o registro de nosso satélite natural pela técnica afocal, porém, às 14:38 horário de Brasília UTC -3, nosso satélite natural atinge com exatidão a fase de última quadratura, a quarto minguante, onde, em relação à Terra e ao Sol fica com elongação de 90°.
Na imagem registrada da Lua, tirada às 9:40 UTC -3, desta quinta, da latitude -22° e longitude -47°, cidade de Rio Claro/SP, pelo celular Xiaomi acoplado no telescópio refletor newtoniano de 200 mm e ocular de 25 mm, com a técnica/método afocal, a Lua estava cerca de 366 mil km da Terra, na direção de Libra, com a face iluminada voltada para o leste é o hemisfério oeste lunar.
Ótimas noites de observações a todos.
Fabrizzio Montezzo
Instagram: @fabrizzio_montezzo