Moradores e frequentadores questionam intervenções na Feena

Moradores da região e frequentadores questionam Fundação Florestal sobre intervenções na Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade sem a devida discussão com a população e por quê da rapidez que está sendo conduzido o processo.

0

A Fundação Florestal do Estado de São Paulo abriu Edital de Pregão Eletrônico enumerado E-48/21 – clique AQUI, cujo propósito é a “instalação de cinco portões de ferro perfilado, tipo parque com complemento de cercas de arame farpado com mourões de concreto e alambrado” na Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (Feena) em Rio Claro.

Diante disso, moradores da região e representantes de projetos de conservação do meio ambiente levantaram uma série de questões e cobram da gestora maior participação da população nas decisões que dizem respeito a Feena, já que a floresta é um patrimônio ambiental e cultural de grande importância simbólica para a cidade, sendo a área verde mais importante do município e uma das maiores de nossa Região, frequentada inclusive para uso recreativo.

O grupo, que se reuniu na tarde desta terça-feira (05), diante da rapidez que a decisão foi tomada, solicita a abertura de um “canal de comunicação”, onde seja possível enviar sugestões e sanar também as principais dúvidas que foram levantadas a respeito do projeto e seu impacto na Feena bem como aos seus usuários.

Imagem da área que irá sofrer intervenções retirada do Edital de Pregão Eletrônico E-48/21.

“Nós queremos saber por que a verba dos portões não é usada para evitar incêndios? De onde vai vir o dinheiro para as cercas e o portão? Plantar árvores nativas na beira do rio não é mais importante do que os portões? Como os bombeiros vão entrar na Feena em caso de incêndios?”, foram algumas das perguntas levantadas.

Na ocasião, foi elaborada uma carta para ser enviada aos gestores da floresta com as seguintes questões que podem ser lidas na íntegra logo abaixo:

1 – A área do Talhão 1 – R, apesar de ser uma área de “Manejo Florestal”, protege a lagoa da ETA-1 que abastece a maior parte das residências da cidade. É de conhecimento que plantios novos de eucalipto tem uma alta taxa de evapotranspiração, o que impediria que a água chegue à lagoa, podendo diminuir as reservas pelo uso da água do lençol freático pelas plantas novas de eucalipto. Essa preocupação é muito grande com as mudanças climáticas e as recentes estiagens. Existe um projeto aprovado nesta área que realiza replantio com plantas nativas. Para as ações é necessário o acesso a área para a manutenção das mudas e limpeza das gramíneas, além de levar com periodicidade água para o talhão impedindo a ocorrências de incêndios no local. Os responsáveis pelo projeto alertam as autoridades quando o mato na região está grande ou quando existe deposito de resíduos perto da área. Desde o início do projeto não tivemos mais casos de incêndio na área. O projeto foi motivado pelos incêndios recorrentes no local. O acesso a área do projeto é feito pela passagem localizada na divisa entre o TALHÃO 1-R e 2-R. O local não permite o acesso ao interior da unidade de conservação, pois existem outras barreiras físicas. Haverá proibição de acesso ao local (pedestre e veículo – ex: caminhão pipa)?

2 – Como a manutenção das áreas da FEENA são costumeiramente realizadas com trator, o crescimento de gramíneas ao longo das cercas e no “pé” dos portões deverão ser retiradas com enxada. Existe previsão de orçamento para manutenção das cercas e portões previstos para serem instalados?

3 – O cercamento do local está previsto no Plano de Manejo? Quais seriam os benefícios técnicos das intervenções previstas no EDITAL DE PREGÃO ELETRÔNICO n.º E-48/21?

4 – Existem estudos de impacto ambiental para a permeabilidade da Fauna diante das intervenções previstas no EDITAL DE PREGÃO ELETRÔNICO n.º E-48/21?

5 – A FEENA é um importante espaço para a prática de caminhada, corrida, passeio de bicicleta, entre outras atividades de lazer. Muitas pessoas utilizam o acesso a área através da Estrada Municipal, no Bairro Bela Vista. Haverá proibição de acesso a FEENA, por pedestres, bicicletas e veículos pela estrada municipal (sentido captação)?

6 – Diante da necessidade de restauração das áreas desmatadas e a demanda de orçamento para tal, questionamos: Os recursos orçamentários para execução do EDITAL DE PREGÃO ELETRÔNICO n.º E-48/21 são provenientes dos cortes das árvores da FEENA?

O RC 8:32 irá reencaminhar esses questionamentos também a gestora a fim de colaborar com essa pauta no intuito de trazer esclarecimentos e informar a população rio-clarense e todos aqueles que lutam pela preservação da Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (Feena).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui