Museus e espaços culturais de São Paulo reabrem ao público neste sábado

Espaços culturais terão limite de 25% de ocupação e horário de funcionamento das 11 às 19 horas. As atividades online e filmagens continuam liberadas.

0

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa informa que os espaços e atividades culturais voltam a funcionar no Estado de São Paulo a partir deste sábado (24). A medida foi possível graças ao avanço para a segunda etapa da fase de transição do Plano São Paulo de combate à pandemia de coronavírus (Covid-19).

O limite de ocupação dos museus, cinemas, bibliotecas e instituições culturais não pode ultrapassar 25% da capacidade total dos estabelecimentos e o horário de funcionamento fica reduzido das 11h às 19h. Nesta fase transitória, os espaços também devem respeitar protocolos como o controle de acesso, público sentado e assentos marcados.

Confira alguns dos eventos programados pelas instituições culturais do governoestadual:

MIS Experience

Exposição Leonardo da Vinci – 500 Anos de um Gênio.

O MIS Experience reabre para visitação presencial neste sábado (24) com a exposição Leonardo da Vinci – 500 Anos de um Gênio, das 11 às 17 horas – com entrada gratuita às sextas-feiras. A permanência no espaço estará restrita a uma hora de visita, respeitando os protocolos das autoridades sanitárias no combate à Covid-19. Os ingressos devem ser adquiridos antecipadamente pelo site mis-sp.byinti.com. Para saber mais detalhes, clique AQUI.

Museu do Futebol

Para quem ainda não conferiu a mostra Pelé 80 – O Rei do Futebol, o Museu do Futebol abriu uma última oportunidade, liberando a venda de ingressos online para visitação nos dias 24 e 25 de abril, sábado e domingo, das 11 às 19 horas. Homenagem aos 80 anos de Edson Arantes do Nascimento, considerado o maior atleta do século 20 e o melhor jogador de futebol brasileiro de todos os tempos, a exposição, com curadoria de Gringo Cardia, apresenta Pelé para as novas gerações, com uma visualidade lúdica e contemporânea. Para saber mais detalhes, clique AQUI.

Pinacoteca

A Pinacoteca de São Paulo segue com a mostra OSGEMEOS: Segredos, primeira exposição panorâmica da dupla de artistas formada pelos irmãos Otávio e Gustavo Pandolfo, que conta com mais de 1000 itens desse rico imaginário e segue sendo sucesso de público e crítica. Aberta a partir deste sábado, das 11 às 19 horas. Informações para ingressos, clique AQUI.

Pina Estação

Já a Pina Estação reabre no sábado 24 e inaugura a exposição “José Damasceno: moto-contínuo”. A mostra, com curadoria de José Augusto Ribeiro, é a primeira a reunir um número representativo de obras da carreira do artista desde o início até aqui, com peças realizadas entre 1989 e 2021. Damasceno é um dos artistas brasileiros com maior inserção no circuito internacional de arte contemporânea, reconhecido pelas múltiplas linguagens com que opera e pela escala agigantada das peças, além do caráter reflexivo de seus trabalhos. Funcionamento das 11 às 17 horas. Mais detalhes clique AQUI.

Museu de Arte Sacra

No Museu de Arte Sacra de São Paulo, a exposição de longa-duração “Arte Sacra Através dos Séculos”, que conta com a inserção de peças da “Via Crucis” de Victor Brecheret e a mostra temporária “João Trevisan: Corpo e Alma”, composta por trabalhos com técnicas e suportes diferenciados criados com uma seleção de pinturas, esculturas e uma vídeo-performance registrando o trabalho do artista brasiliense, estarão recebendo público a partir de sábado 24, das 11 às 17 horas. Mais detalhes clique AQUI.

Museu da Imigração

O Museu da Imigração está em cartaz com três mostras, sendo a de longa duração “Migrar: experiências, memórias e identidades”, que aborda o processo migratório como um fenômeno permanente na história da humanidade, perpassando contextos mais específicos, como a grande imigração ocorrida nos séculos 19 e 20; Já a exposição temporária “Nonni di São Paulo”, reúne 50 depoimentos de migrantes italianos colhidos por Oliviero Pluviano, jornalista italiano radicado no Brasil; e, por fim, a mostra “Quem conta essa história: refugiados jornalistas ou jornalistas refugiados?”, com fotos, textos e recursos audiovisuais produzidos pela Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e Folha de S.Paulo. Aberto a partir de sábado 24, das 11 às 17 horas. Mais detalhes clique AQUI.

Museu da Casa Brasileira

Já o Museu da Casa Brasileira reabre também no sábado (24), das 11 às 18 horas, e é uma excelente opção para ao público, com um jardim na área externa que é um verdadeiro oásis em meio à densa urbanização da região da avenida Faria Lima. Também é composto de um acervo vivo e um dos últimos espaços verdes remanescentes que ilustram hábitos de moradia da elite paulistana entre o final do século XIX e a 2ª Grande Guerra. Às terças-feiras a entrada é gratuita. Mais detalhes clique AQUI.

Paço das Artes

O Paço das Artes reabrirá neste sábado (24), com a exposição que já estava em cartaz: Táticas de Desaparecimento, que faz parte da celebração de 25 anos da Temporada de Projetos, um dos mais longevos e importantes editais de arte do Brasil. A mostra apresentará obras de Aleta Valente, Maryam Monalisa Gharavi, Nino Cais, Regina Parra, Sallisa Rosa e Thiago Honório. Funcionamento de quinta a domingo das 12 às 18 horas. Mais detalhes clique AQUI.

Museus-Casas

Sede da Casa das Rosas em São Paulo – (Foto: Governo SP/Divulgação).

A rede de Museus-Casas Literários, formada por Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade, retoma a visitação presencial no dia 28 de abril, com funcionamento de quarta-feira a sábado, das 12 às 16 horas, e com número restrito de visitantes, que deverão agendar as visitas pelo site de cada instituição. Na Casa das Rosas a dica é a exposição Coestelário, do artista Guilherme Gontijo Flores e Daniel Kondo; Já na Casa Guilherme de Almeida, os visitantes podem conferir o Acervo de Guilherme de Almeida e Baby de Almeida; Na Casa Mário de Andrade está em cartaz as mostras “Morada do Coração Perdido”, de Carlos Augusto Calil, e “Mário & Alphonsus revisitados”. Mais detalhes nos respectivos sites das instituições: Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade.

Memorial da Resistência

O Memorial da Resistência de São Paulo apresenta três exposições em cartaz abertas para visitação a partir deste sábado (24), das 11 às 17 horas. A exposição de longa duração, composta pelo que restou do espaço carcerário do Deops/SP: 4 celas, o corredor principal e o corredor do banho de sol, locais que testemunharam atrocidades e desencanto; Canto Geral: a luta pelos direitos humanos, que revela a transposição em gravuras dos 30 artigos da “Declaração Universal dos Direitos Humanos” e “Orgulho e Resistências: LGBT na ditadura”, realizado em parceria com o Museu da Diversidade Sexual. Mais detalhes clique AQUI.

Biblioteca de São Paulo

Para quem deseja aproveitar este retorno com uma atividade física, a Biblioteca de São Paulo irá oferecer uma prática de Yoga aos visitantes. As aulas de Hatha Yoga serão direcionadas com posturas e técnicas simples, que podem ser praticadas por qualquer pessoa, no sábado (24), das 11 às 12 horas. Recomenda-se que os praticantes ingiram apenas alimentos leves antes da aula e usem roupas confortáveis. Para os pequenos, a dica é a “Leitura ao pé do ouvido”, com trechos de livros, podendo conhecer assim novos autores, títulos e assuntos, nos 27 e 29 de abril, das 12h30 às 13 horas e das 15h30 às 16 horas. Mais detalhes clique AQUI.

Biblioteca Viila-Lobos

Já na Biblioteca Parque Villa-Lobos, haverá a Oficina de Produção de Livro, celebrando o Dia do Livro, estimulando as crianças a confeccionarem uma obra, no sábado (24), das 12h às 13h. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada. Já no dia 30 de abril, a dica é a interação com o público dedicada à oralidade e declamação de poesias, a atividade “Licença Poética”, no qual os mediadores de leitura circulam pela biblioteca e fazem um convite gentil à escuta poética, das 14 às 14h30. Mais detalhes clique AQUI.

Museu do Café

O Museu do Café, localizado em Santos, está em cartaz com três mostras, sendo a de longa duração “Café, patrimônio cultural do Brasil: ciência, história e arte”, que aborda os processos de produção do grão, com exemplares da planta e objetos do acervo, e uma linha do tempo apresentando diferentes aspectos dessa história, a exposição temporária “Calixto: discurso do progresso e identidade paulista”, composta por três quadros de Benedicto Calixto que adornam o Salão do Pregão, no edifício da antiga Bolsa Oficial de Café, e a “Mundo em rede: as telecomunicações e o café”, trazendo uma reflexão sobre a importância das telecomunicações para o comércio do grão no acervo do Museu do Café. Aberto a partir de sábado 24, das 11 às 17 horas. Mais detalhes clique AQUI.

Museu Índia Vanuíre

Os Museus Índia Vanuíre, em Tupã, Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro, em Campos do Jordão, e Casa de Portinari, em Brodowski, voltarão a funcionar presencialmente a partir deste sábado (24), de terça a domingo, das 11 às 16 horas, com atividades educativas e culturais. Mais detalhes nos respectivos sites das instituições: Índia Vanuíre, Felicia Leirner e Casa de Portinari.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui