Vinte anos após a eleição vitoriosa que lhe garantiu comandar Rio Claro pela terceira vez, o ex-prefeito Nevoeiro Junior surpreende, ressurge na cena política pelo PSDB, anuncia pré-candidatura e pode embolar a sucessão municipal que tem o prefeito Gustavo Perissinotto (PSD) como candidato a reeleição.
Há quase um ano, o RC 8:32 já havia projetado que no embalo de uma onda conservadora em franca ascensão, o nome de Nevoeiro Jr poderia renascer no cenário político rio-clarense como uma possível opção para a disputa das eleições municipais de 2024 – clique AQUI.
Irreverente e polêmico como sempre, ao participar do programa 60 Minutos da Jovem Pan News de Rio Claro no último sábado (30), Nevoeiro confirmou a disposição de ser candidato, frisou que em toda sua longa trajetória política jamais se aproximou da esquerda, minimizou o impacto da polarização na eleição municipal e disparou críticas aos prefeitos que o sucederam por não darem consecução ao Programa Rio Claro Competitivo, elaborado em sua última gestão (2005-2008) e que estabelecia as bases para o desenvolvimento econômico do município.
Nevoeiro chega ao PSDB em meio a uma crise sem precedentes no partido, que enfrenta uma debandada geral a exemplo do que acorreu na capital paulista, os vereadores deixaram a legenda que pode ficar sem representação no Legislativo paulistano.
Situação similar acontece em Rio Claro. Paulo Guedes, o vereador mais votado para a Câmara Municipal em 2020 bateu asas do ninho tucano e migrou para o PP e Vagner Baungartner, seu companheiro de bancada, ainda não decidiu se tentará a reeleição.
Por isso a chegada de Nevoeiro ao PSDB com status de candidato à prefeito é considerada providencial para a sobrevida do partido no município. Afinal, sem seu principal puxador de votos ao Legislativo e sem fazer parte de uma chapa majoritária ao Executivo, dificilmente a legenda conseguirá representatividade na Câmara Municipal.
Além de Nevoeiro, também existe a possibilidade dos ex-prefeitos Du Altimari (MDB) e Juninho da Padaria (PRD) lançarem candidatura a Prefeitura de Rio Claro, o que pode embolar e reforçar a imprevisibilidade da sucessão municipal.