Nevoeiro Jr renasce em Rio Claro embalado por onda conservadora

Polarização política, conservadorismo em alta e contexto histórico favorecem e volta do ex-prefeito à cena política para as eleições 2024 começa a ser cogitada nos bastidores.

0

Embalado por uma onda conservadora em franca ascensão, o nome do ex-prefeito Nevoeiro Jr renasce no cenário político de Rio Claro como uma possível opção para a disputa das eleições municipais de 2024.

Para observadores da cena política rio-clarense, um eventual retorno de Nevoeiro ao palco da sucessão municipal vinte anos após ter conquistado seu terceiro e último mandato como prefeito, estaria respaldado por um contexto histórico que lhe favorece e que, se bem explorado, poderia agregar grande potencial de votos.

Conspiram a favor pensamentos e convicções professadas ao longo da vida pública que rendem ao ex-prefeito inegável identificação com o perfil conservador predominante no eleitorado rio-clarense. Também pesam favoravelmente uma aguçada visão de futuro e iniciativas inovadoras que, colocadas em prática mesmo sob protesto e incompreensões, hoje são preconizadas como modelo de eficiência.

Um exemplo dessa postura, citado com frequência por aliados de Nevoeiro, seria a Parceria Público-Privada (PPP) do esgoto implementada em Rio Claro a partir de 2007 e que teria lhe custado a reeleição por ser incompreendida à época. Entre estes, há quem defenda que se tivesse sido adotado o mesmo modelo para a água, o sistema de tratamento e distribuição não estaria tão precarizado pela falta de investimentos.

Num ambiente político conflagrado pela polarização, as especulações em torno de Nevoeiro começam a ganhar corpo em momento ainda de indefinição sobre quem conseguirá capitalizar as aspirações do eleitorado conservador e de disputa pelo comando local do Partido Liberal, turbinado desde a chegada à legenda do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Nevoeiro foi eleito para seu último mandato em 2004, dois anos após o PT e toda a esquerda conquistarem o governo federal com a vitória de Lula. Assim, caso o ex-prefeito se viabilizasse para 2024 como candidato o cenário se repetiria com a diferença de que, diferentemente daquela ocasião, o discurso conservador está mais forte e encontra muito mais eco em todas as camadas da sociedade.

Aos 76 anos de idade, o contexto histórico parece conspirar a favor de uma eventual volta de Nevoeiro ao ringue eleitoral e, em termos de faixa etária, há inclusive equivalência com protagonistas do mundo político atual.

Além de Lula, com 77 anos, que ocupa novamente a presidência da República e provavelmente será candidato à reeleição em 2026, Nevoeiro tem a mesma idade de Donald Trump (76), que se prepara para uma revanche contra Joe Biden, 80, presidente dos Estados Unidos e candidato à reeleição em 2024.

Leia mais sobre a política de Rio Claro e Região confira a Opinião do RC 8:32.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui