Hoje tem uma belíssima passagem da Estação Espacial Internacional (ISS) sobre o estado de São Paulo, basicamente todas as cidades poderão observá-la, mudando apenas alguns minutos o momento que ela surge no lado oeste entre cada município e a altura máxima que ela ficará para cada um.
O seu brilho aparente, que é o reflexo do Sol nos espelhos da ISS, também podem variar para cada local de observação, entre magnitude -3,0 e -3,4, sendo o objeto no céu desta noite mais brilhante, com exceção da Lua.
Estas passagens são excelentes para fazer registros com máquinas fotográficas e celulares no modo de exposição, vale muito a pena.
Outro fato interessante, é observar onde ela nasce e se põe, podemos estudar com isso o azimute, uma medida de coordenadas horizontal muito importante para quem quer estudar ou já estuda astronomia observacional.
Dados da ISS para o observador em Rio Claro/SP:
Nasce às 18:54 UTC -3 no azimute 214º SSO, atingindo a altura máxima de 48º às 18:59 UTC -3, entrando na sombra da Terra às 19:03 UTC -3 no azimute 54º NE.
Para sua localidade exata, simule pelo Stellarium (grátis) ou o App Heavens-Above, o Stellarium também tem App, mas é pago.
Ótimas noites de observações a todos.
Fabrizzio Montezzo
Instagram: @fabrizzio_montezzo
A foto que ilustra o início da matéria não é da ISS e sim da estação espacial russa MIR, até seu reingresso destrutivo na atmosfera em 23 de março de 2001.
Obrigado pela observação, o erro foi cometido por nós e já corrigido.