Ocupação Mirada 2021 começa com espetáculo “Aurora Negra”

Apresentação será nesta quarta (24), às 21 horas, com transmissão online e gratuita pelos canais do Sesc.

0

Novas apresentações culturais chegam semanalmente ao #EmCasaComSesc. De 24 a 28 de novembro, o Sesc São Paulo realiza a Ocupação Mirada 2021 (sescsp.org.br/mirada), que propõe um olhar para a criação ibero-americana contemporânea. A Ocupação Mirada 2021 começa com espetáculo “Aurora Negra” nesta quarta-feira (24).

Este ano o formato é híbrido, com sessões presenciais em Santos e dezenas de atrações online, entre peças, mesas de conversas, ações formativas, processos de criação e mostras do acervo digital do Sesc São Paulo. Parte dessa programação você acompanha no #EmCasaComSesc, que também traz, de 23 a 28 de novembro, shows. Tudo sempre de acordo com as medidas de proteção contra a Covid-19.

Espetáculo “Aurora Negra” é uma obra das idealizadoras e performers Cleo Diára, Isabél Zuaa e Nádia Yracema. (Foto: Reprodução/Internet)

A Ocupação Mirada 2021 começa nesta quarta (24), às 21 horas, com a transmissão do espetáculo “Aurora Negra” no Teatro #EmCasaComSesc. Transitando entre o pessoal e o coletivo, combinando o que há de subjetividade e política nesse entrecruzamento, as idealizadoras e performers Cleo Diára, Isabél Zuaa e Nádia Yracema concretizam em seus corpos variadas situações racistas e misóginas que elas e outras mulheres negras ainda vivenciam em Portugal e no mundo.

Nesta apresentação gravada em Lisboa, as artistas investem em música, dança e registros sonoros para relatar suas memórias e sonhos, e reafirmar suas individualidades permeadas de ancestralidade, desejos e frustrações.

Ocupação Mirada 2021 começa com espetáculo “Aurora Negra”
Ocupação Mirada 2021 começa com espetáculo “Aurora Negra” nesta quarta. (Foto: Reprodução/Internet)

A programação de artes cênicas segue na quinta (25) com a exibição no Teatro #EmCasaComSesc, às 19 horas, do espetáculo “Trauma”, de Alexandre Dal Farra e Patrícia Portela. Neste desdobramento do Projeto Reconciliação, os quadros do vídeo evocam acontecimentos traumáticos que rondam a cena, mas não se mostram diretamente, sejam eles da história das personagens, referentes à pandemia da Covid-19 ou comentários sobre o contexto político contemporâneo.

Em seguida, às 21 horas, performance, documentário e videoarte se combinam em “Preludio, Ficciones del Silencio”. A obra da peruana Diana Daf Collazos escava os sentidos do silêncio para, partindo de si e de sua família, falar de seu país e da América Latina.

Neste trabalho gravado para a Ocupação Mirada 2021 e exibido no Teatro #EmCasacomSesc, a artista interdisciplinar investiga como o corpo pode transmitir as memórias que herdou diante de sua própria mudez progressiva, consequência de ter nascido sem uma corda vocal.

Os eventos integram a programação do projeto #EmCasaComSesc que traz toda semana apresentações de lives às terças, sextas, sábados e domingos. Ontem (23) o saxofonista e flautista Dô de Carvalho fez show no Instrumental Sesc Brasil. Hoje (24), a Ocupação Mirada 2021 começa com espetáculo “Aurora Negra”.

O “Monstro da porta da frente”, da da d’A Digna Companhia. (Foto: Jamil Kubruk)

No sábado (27), às 15 horas, tem programação para toda a família no Crianças #EmCasaComSesc, com transmissão do espetáculo gravado “O Monstro da Porta da Frente” da d’A Digna Companhia. À noite, às 19 horas, tem mais Ocupação Mirada com o o espetáculo “Sueño” de Newton Moreno.

O domingo (28) começa musical com show, às 18 horas, do cantor e compositor pernambucano Jorge Du Peixe. Fechando a Ocupação Mirada, a Aquela Cia. apresenta, às 19 horas, a peça-filme “Chega de Saudade!”, uma homenagem à bossa nova.

A maior parte das transmissões da Ocupação Mirada 2021 acontece apenas pelo canal do Youtube do Sesc São Paulo (Youtube.com/sescsp), com exceção de “Sueño”, que também rola no perfil do Instagram do Sesc Ao Vivo (@SescAoVivo). Já os shows são transmitidos em ambos os locais, sem a necessidade de cadastro ou agendamento prévio. Você também pode acessar as playlists pelas linguagens para curtir os shows e espetáculos disponíveis no acervo do Sesc São Paulo.

Música #EmCasaComSesc

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui