Responsabilidade moral e social é dever de todos, diz secretária

O alerta em tom de desabafo da secretária de saúde Giulia Puttomatti antecede a votação pela Câmara Municipal de projeto que, na prática, impede adoção de medidas restritivas mesmo em momentos críticos da pandemia.

0

Responsabilidade moral e social é dever de todos, diz secretária municipal de Saúde de Rio Claro, Giulia Puttomatti, em matéria oficial distribuída à imprensa após ter acompanhado os serviços prestados no Hospital de Campanha do Cervezão, referência em atendimento aos casos de covid no município.

O comunicado relata dias difíceis vividos pelo município em relação à covid-19, com a ocupação de leitos acima do limite e equipes cada vez mais sobrecarregadas, que se desdobram para continuar atendendo aqueles que precisam de cuidados médicos nesta pandemia.

“Todos devem ter responsabilidade moral e social diante da situação que atravessamos”, cobrou a secretária que, em seguida, arrematou: “estamos trabalhando exaustivamente para continuar cuidando daqueles que vierem a precisar, mas isso não será suficiente se cada um não fizer a sua parte e adotar um comportamento responsável em prol da vida”.

Dirigido à população em geral, o alerta em tom de desabafo feito pela secretária antecede a votação pela Câmara Municipal, em segunda e definitiva discussão, do projeto inconstitucional que versa sobre atividades essenciais e que, na prática, impede a adoção de medidas restritivas necessárias para frear o avanço da covid em momentos críticos.

Giulia Puttomatti voltou a frisar que a estrutura de atendimento de saúde pública foi reforçada, mas que os recursos são finitos. “Quando falamos de recursos necessários para o atendimento, não nos referimos apenas a camas e equipamentos. Isso inclui insumos, medicamentos e, principalmente mão de obra especializada, e temos um limite. Não dá para simplesmente ampliarmos leitos à medida que os casos sobem, e a população precisa entender isso”, destaca a secretária.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui