O coletivo “Rio Claro Pensante”, formado por mais de 600 pessoas da sociedade civil, movimentos sociais e entidades sem fins lucrativos, iniciou nesta semana a instalação de outdoors cobrando agilidade da vacinação em massa da população e contra a atuação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e seu governo na pandemia.
De acordo com os organizadores, é preciso conscientizar a população para a importância da vacinação em massa contra a Covid-19 e também que o poder público, especialmente o Governo Federal, siga as medidas de isolamento e distanciamento social sugeridas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), além da manutenção e aumento de abrangência do auxílio emergencial.
O grupo também cobra do município a prestação de informações transparentes e adoção de medidas urgentes para conter o avanço da doença em Rio Claro e a conscientização da sociedade, com a adoção de permanente orientação à manutenção dos cuidados sanitários, criação de políticas públicas e normas que garantam o distanciamento social, inclusive com o retorno das aulas presenciais somente após a imunização massiva.
O coletivo também informa que está discutindo possíveis formas de implantar a “Cozinha Solidária” em Rio Claro, com a distribuição de marmitas às famílias em situação de vulnerabilidade. “Montamos um grupo de WhatsApp e já temos uma reunião virtual agendada para segunda-feira, dia 22”, relatou Vinícius Rosa, um dos integrantes do grupo. Ele convida toda população a participar dessa discussão, para isso, basta entrar no grupo do WhatsApp clicando aqui.