O ex-prefeito Juninho da Padaria pertence agora ao PRD – Partido Renovação Democrática, que nas próximas eleições municipais trará de volta às urnas o número 25 que era usado pelo extinto Democratas, partido pelo qual foi eleito prefeito de Rio Claro em 2016 com 53,95% dos votos válidos.
A nova legenda é resultado da fusão entre o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e o Patriota, sigla a qual Juninho estava filiado e disputou a eleição para deputado estadual em 2022.
A criação do PRD foi aprovada, por unanimidade, pelo plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na última quinta-feira (09). Na mesma data, Juninho esteve reunido em Cordeirópolis com Ovasco Resende, ex-presidente do Patriota e que deve assumir o comando nacional do novo partido.
Juninho já referência e principal aposta na região para o crescimento do PRD, que acompanha atentamente e acredita em um desfecho favorável do recurso extraordinário em trâmite pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que tem como relator o ministro Gilmar Mendes e que deve liberar de forma definitiva e irrecorrível uma eventual candidatura do ex-prefeito em 2024.
Nas eleições de 2022, o Patriota elegeu 4 deputados federais e o PTB, apenas 1.
Em Rio Claro o PTB chegou a ter uma trajetória relevante ao eleger vários vereadores, conquistar a presidência da Câmara Municipal e integrar o Executivo através do Coronel Bellagamba, eleito como vice de Juninho em 2016.