Os profissionais da educação e das forças de segurança receberão a vacina contra a Covid-19 a partir de abril. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (24) pelo governador João Doria durante coletiva de imprensa. A vacinação dos agentes de segurança começa no dia 5 de abril e dos educadores no dia 12.
A imunização no setor de segurança incluirá os policiais militares, policiais civis, agentes de escola penitenciária, bombeiros, guardas civis metropolitanos, entre outros. A estimativa é de que 180 mil profissionais da segurança pública sejam imunizados no estado. “São profissionais que atuam na linha de frente no combate ao coronavírus e fundamentais para garantir a segurança da população”, destacou Doria.
A partir do dia 12 de abril será a vez dos profissionais da educação receberem a vacina contra a Covid-19. O governo de São Paulo estima vacinar 350 mil trabalhadores da educação básica na primeira etapa de imunização. A vacina será aplicada nos profissionais que atuam nas redes estaduais, municipais e particulares de ensino, como professores, diretores, inspetores, monitores, entre outros.
“Vamos vacinar os profissionais com 47 anos ou mais e que estão em atividade na escola, desde a creche até o ensino médio”, explicou o secretário estadual da Educação, Rossieli Soares. Para evitar fraudes, será necessário apresentar o contracheque dos últimos dois meses. “A exigência visa garantir a imunização a quem realmente está na ativa”, esclarece Soares, ressaltando que a vacinação é mais uma medida adotada para garantir o retorno seguro às aulas presenciais quando os protocolos sanitários permitirem.
Confira a íntegra da coletiva de imprensa: