A quinta temporada The Crown pode ter a maior mudança na narrativa de toda a história da série.
A quarta temporada de The Crown parece ter pavimentado um caminho para se aprofundar na história da família real e seus aspectos disfuncionais, de uma forma que ainda não fez.
O contexto em que a família real ficou e a história bem documentada da Princesa Diana, nos anos anteriores a sua morte, também sugerem que a série irá dedicar algum tempo a sua vida.
A quarta temporada da série abordou os anos 1980 e a mulher mais influente da época, a Primeira Ministra Margaret Thatcher. A temporada também abordou a volátil relação entre a Princesa Diana e o Príncipe Charles, desde seu primeiro encontro até seu casamento.
Até o momento, a quarta temporada de The Crown parece ser a mais polêmica. A introdução da Princesa Diana e retrato de seu casamento, gerou uma begativa por parte do Governo Britânico
Oliver Dowden, o secretário de cultura do Reino Unido, pediu para a Netflix informar que a série é uma obra de ficção, após dizer que a produtora não foi fiel a história e fabricou eventos.
Ao Daily Mail, Oliver disse:
“É uma obra de ficção lindamente produzida, então, como acontece com outras produções de TV, a Netflix deveria ser muito clara no início de que é apenas ficção. Sem isso, temo que uma geração de espectadores que não viveram durante estes eventos possa confundir ficção com fato.”
A Netflix já afirmou que a produção será finalizada na sexta temporada. De acordo com a produtora, o plano da série nunca foi trazer a trama para os dias atuais, mas finalizá-la no começo dos anos 2000.
A nova temporada de The Crown deve ser lançada apenas em 2022 e será a penúltima da série.