“Rés” discute o encarceramento de mulheres negras no Brasil

Espetáculo questiona como adolescentes e mulheres negras vivem e respondem às múltiplas formas de violência às quais são submetidas.

0

O projeto Dança #EmCasaComSes recebe nesta quinta-feira (24) o espetáculo “Rés”, da Corpórea Companhia de Corpos, grupo que tem como objetivo evidenciar corpos negros em ações cotidianas. O espetáculo “Rés” discute o encarceramento de mulheres negras no Brasil, em live que será transmitida ao vivo a partir das 19 horas pelo Instagram e YouTube do Sesc São Paulo.

“Rés” será apresentado diretamente do Sesc 24 de Maio para o Dança #EmCasaComSesc. O espetáculo foi inspirado na pesquisa “Rés negras, judiciário branco” de Dina Alves. No palco, três corpos femininos e negros compartilham através da dança as diversas possibilidades de reflexão e de denúncia sobre as estatísticas que envolvem o sistema de encarceramento em massa no Brasil.

"Rés" discute o encarceramento de mulheres negras no Brasil
Espetáculo “Rés”. (Foto: Gal Oppido/Divulgação)

O espetáculo é dirigido por Veronica Santos, que também dança ao lado de Débora Marçal e Malu Avelar. O trabalho questiona como adolescentes e mulheres negras vivem e respondem às múltiplas formas de violência às quais são submetidas, além de abordar o crescimento vertiginoso desse grupo dentro do sistema prisional. As três mulheres negras em cena refletem a respeito dessa questão, em uma análise que envolve gênero, raça e classe social. A obra tem tradução em Libras.

A apresentação desta quinta é mais uma atração do projeto #EmCasaComSesc que começou no ano passado e prossegue neste ano com apresentações semanais de dança, música, teatro e programação infantil. Os eventos acontecem sempre de terça a domingo, às 19 horas, com exceção da atividade para as crianças que ocorre às 15 horas de sábado.

Espetáculo “Rés”. “Foto: Noelia Nájera)

Na terça (22), o público de casa pode de casa pode assistir o show de lançamento do álbum “Akhenaten Bazucas”, do quinteto Goatface! que se apresentou no Música #EmCasaComSesc pelo Instrumental Sesc Brasil. Na quarta (23) o Teatro #EmCasaComSesc recebeu o espetáculo “Amor de UTI”, encenado por Darson Ribeiro (texto e direção) e Ken Kadow.

A programação segue nesta quinta (24) com o espetáculo “Rés” que discute o encarceramento de mulheres negras no Brasil. Amanhã (25), o Música #EmCasaComSesc recebe a cantora e compositora Anastácia, considera a rainha do forró. Para acessar gratuitamente o acervo de eventos, acesse o perfil do Instagram do Sesc Ao Vivo (@SescAoVivo) ou o canal do YouTube do Sesc São Paulo (Youtube.com/sescsp).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui