É contagem regressiva para a decisão dos times finalistas do Paulistão da Série A2. Afinal, quatro times brigam pelas duas vagas que dão acesso à elite do Paulistão em 2023. Rio Claro enfrenta a Portuguesa, enquanto o Oeste pega o São Bento.
Embora a Lusa tenha vantagem, o Rio Claro espera reverter a situação. O jogo está marcado para as 16 horas deste sábado (9) no estádio do Canindé, em São Paulo.
A Lusa tem a vantagem de jogar em casa, visto que fez a melhor campanha geral no campeonato. Além disso, o time paulistano venceu o primeiro jogo por 1 a 0. Por isso, joga pelo empate para avançar à final da A2 e, consequentemente, garantir o acesso à elite do futebol paulista.
Já para o Rio Claro só a vitória interessa. O Galo Azul precisa vencer por dois gols de diferença para subir à Série A1. Se acaso ganhar por um gol de diferença, a decisão vai para os pênaltis. Quem perder permanece na Série A2.
Mesmo que o jogo seja fora de casa, o Galo Azul espera contar com apoio da torcida. “Contamos com todos os corações azuis neste sábado, com toda energia positiva e confiança, para empurrar o nosso Azulão para a elite do Paulistão!”, postou o clube em rede social.
Semifinal A2: Rio Claro e Portuguesa duelam pelo acesso à elite do Paulistão
Oeste e São Bento buscam acesso à elite do futebol paulista
Na outra semifinal, o duelo acontece entre Oeste e São Bento. Nesse caso, não há vantagem no placar já que os times empataram em 2 a 2 no jogo de ida.
Portanto, quem vencer vai para final da A2 e garante acesso à elite. Em caso de novo empate, a decisão vai para os pênaltis. O time que perder continua na divisão.
O confronto acontece às 19 horas deste sábado (9) na Arena Barueri. Desse modo, o Oeste tem a vantagem de jogar em casa e contar com o apoio da torcida.
O jogo contra com transmissão do Paulistão Play, Eleven Sports e YouTube.
Times querem voltar à elite do estadual
Rio Claro, Portuguesa, Oeste e São Bento querem voltar à elite do futebol paulista. A Portuguesa está fora da A1 desde 2015, enquanto o Galo Azul busca retornar ao Paulistão após seis temporadas.
Depois de figurar na A1 por três temporadas (2014, 2015 e 2016), o Rio Claro desceu para a A2 em 2017. Agora, que novamente uma vaga na primeira divisão.
Por outro lado, São Bento e Oeste vêm de rebaixamento recente e buscam o retorno ao Paulistão da A1. O Oeste saiu da A1 em 2020, enquanto o São Bento desceu para A2 em 2021. Seja como for, a sorte está lançada para os quatro semifinalistas.
Campanha dos semifinalistas na Série A2
Dos quatro semifinalistas, a Portuguesa fez a melhor campanha. A Lusa terminou a fase de classificação com 32 pontos. A equipe rubro-verde fechou a primeira fase com nove vitórias, cinco empates e uma derrota, justamente para o Rio Claro. O time repetiu a boa atuação nas quartas de final com duas vitórias por 1 a 0 sobre o Primavera.
Em segundo lugar na classificação ficou o Oeste com 30 pontos. Em 15 rodadas, o time venceu oito jogos, empatou seis e perdeu um. O time começou o mata-mata com derrota por 1 a 0 para o Linense. Porém, venceu o segundo por 4 a 0 e avançou à semifinal.
Em seguida vem o Rio Claro na quarta colocação com 23 pontos. A campanha do Galo Azul teve seis vitórias, cinco empares e quatro derrotas. Na fase de mata-mata, o Azulão despachou o Velo Clube: empate em 2 a 2 no jogo de ida e 10 a 9 nos pênaltis na volta.
Ao passo que o São Bento passou para a segunda fase na sexta posição, com 22 pontos. O time teve cinco triunfos, sete empates e três derrotas. Nas quartas de final, o Bentão derrotou o XV de Piracicaba: 1 a 0 e 5 a 1.