Rio Claro terá toque de recolher e comércio fechado a partir deste sábado

Circulação de pessoas fica proibida das 20 horas às 5 horas. Somente podem funcionar serviços essenciais.

1

O município de Rio Claro entra para a fase vermelha do Plano São Paulo a partir deste sábado (6). O período de regras mais rígidas vai durar 14 dias e segue até o dia 19 de março. A cidade terá toque de recolher com circulação de pessoas proibida das 20 horas à 5 horas. A informação foi divulgada em live pelo prefeito Gustavo Perissinotto no final da tarde desta quinta-feira (4).

A partir de sábado o comércio ficará fechado. Somente podem funcionar os serviços essenciais como farmácias, padarias, postos de combustíveis, transporte, bancos, hotéis e supermercados. Fica proibida a abertura de bares, restaurantes, shoppings, academias, eventos e comércio não essencial, entre outros. Bares e restaurantes podem funcionar somente em esquema de delivery.

Serviço de transporte, considerado essencial, pode funcionar durante a fase vermelha do Plano SP.

De acordo com o prefeito, esse é o pior momento da pandemia e o quadro muda diariamente. A taxa global de ocupação de leitos é de 83% e o número de internações vem crescendo. No momento, o município tem 125 pessoas internadas devido ao coronavírus (Covid-19), sendo 47 na unidade de terapia intensiva (UTI).

“Nesse momento precisamos de resiliência para enfrentar esse novo pico da pandemia”, disse o prefeito que reforçou pedido para que a população cumpra os protocolos sanitários para evitar que haja colapso no sistema público de saúde.

A médica infectologista, Suzi Berberti de Souza, chamou atenção para a queda na taxa de isolamento, que está abaixo dos 30%, e o aumento da taxa de transmissão que subiu de 0,7 no final do ano passado para quase 2. Isso significa que cada 100 pessoas com o vírus na cidade infectam outras 200. Hoje, o município tem 593 pessoas em tratamento contra a doença. “Se nada for feito para controlar a transmissão vamos dobrar esse número num período de 10 a 15 dias”, alertou.

Segundo ela, todos precisam fazer a sua parte para controlar a doença. “A fase vermelha não pode ser apenas na teoria. É necessário que as pessoas adotem as medidas preventivas e de isolamento para diminuir a circulação do vírus”, observou.

O boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde nesta quinta-feira (4) aponta o registro de 9.011 casos confirmados de Covid-19 em Rio Claro e 216 óbitos. São 125 pessoas hospitalizadas, sendo 78 em enfermaria e 47 em UTI. Do total de internações, 65 estão em leitos públicos e 60 em leitos privados.

Vacinação

Balanço divulgado pela prefeitura aponta que até esta quinta-feira (4) foram aplicadas 18.337 doses contra a Covid-19 no município, sendo 14.431 primeiras doses e 3.906 segundas doses. A imunização continua. Nesta sexta-feira (5) será aplicada a segunda dose em quem tomou a primeira no dia 8 de fevereiro.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui