Enquanto o governo Gustavo turbina a arrecadação de impostos e coloca Rio Claro no ranking dos 100 municípios brasileiros com maior tributação, o rio-clarense sofre com a acentuada deterioração da qualidade de vida e ineficiência na prestação de serviços públicos.
Rio Claro ocupa a 96ª posição no levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), que apontou quais são os 100 municípios que mais arrecadaram impostos no Brasil em 2023.

Com uma arrecadação de mais de R$ 4 bilhões, Rio Claro se equipara a cidade Palmas, capital de Tocantins. E no estado de São Paulo, figura à frente de Taboão da Serra, Paulínia e Santa Bárbara d’Oeste.
Já com relação aos valores per capita, ou seja, o total arrecadado dividido pelo número de habitantes, Rio Claro sobe significativamente no ranking e passa a ocupar a 50ª colocação com R$ 20,2 mil por morador.

Neste caso, se equipara a cidades como Ribeirão Preto (SP), São Leopoldo (RS), Niterói (RJ) e Chapecó (SC).
O levantamento feito pelo IBTP calculou os tributos utilizando dados da Receita Federal do Brasil, do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e do Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária). Para a arrecadação per capita foram utilizados os dados populacionais do IBGE. Todos utilizaram 2023 como ano-base.
Clique AQUI e acesse a íntegra do estudo do IBTP sobre os 100 municípios brasileiros com maior arrecadação de tributos e valor per capita.
Descendo a ladeira
Ao mesmo tempo em que figura entre os municípios mais ricos do país em arrecadação de impostos, Rio Claro passa longe do ranking das 100 melhores cidades do Brasil para se morar.
Na verdade, Rio Claro perde feio para todas as demais da região e ocupa apenas o 1.746º lugar em um ranking geral elaborado com base em uma compilação de dados referentes a 21 indicadores em áreas como saúde, educação, segurança e infraestrutura urbana.

Conforme o RC 8:32 já mostrou, na microrregião Rio Claro fica atrás de Corumbataí (1265º) e Santa Gertrudes (847º). Além disso, passa vergonha em relação a Araraquara (12º), Limeira (26º), Americana (150º) e Araras (216º) – clique AQUI.