São Paulo Companhia de Dança lança websérie

Público poderá conferir nas redes sociais da companhia de 1º a 11 de julho o mini documentário desenvolvido pela companhia.

0

A São Paulo Companhia de Dança lança websérie “Conheça o Artista”, que explora sensações e emoções vivenciadas pelos bailarinos em seu cotidiano. O mini documentário
apresenta depoimentos dos bailarinos do corpo artístico que serão disponibilizados ao público de 1º a 11 de julho.

O público poderá conferir os 11 depoimentos diretamente nas redes sociais da companhia (YouTube, Instagram e Facebook). Temporada inicial integra o selo #SPCDdigital, criado para estimular o acesso a cultura da dança por meios digitais durante o momento de distanciamento social.

O projeto foi realizado por bailarinos inscritos no Programa de Desenvolvimento das Habilidades Futuras do Artista da Dança (PDHFAD), criado pela diretora Inês Bogéa com o intuito de provocar o corpo artístico da SPCD a olhar para diferentes perspectivas de carreira dentro da companhia, investigando novas áreas de atuação.

Ao longo dos anos, essa iniciativa tem permitido a bailarinos ministrar aulas em oficinas da SPCD e criar coreografias para o palco e videodanças. Com a ampliação da atuação da Companhia nas redes sociais por conta do atual contexto da pandemia, este ano, pela primeira vez, o PDH gerou um produto audiovisual.

São Paulo Companhia de Dança lança websérie
La Sylphide. São Paulo Companhia de Dança lança websérie. (Foto: Wilian Aguiar/Divulgação/Governo de SP)

“Por meio do PDH, a São Paulo atesta o seu compromisso com o fomento à cadeia produtiva da dança ao estimular um contato mais direto dos bailarinos com atividades correlatas à sua atividade principal. Além de apresentar outras possibilidades de vivenciar a dança do outro lado da cena, essa experiência torna ainda mais potente a expressão artística deles”, afirma Inês Bogéa.

Assinam a produção dos episódios os participantes Ammanda Rosa, Ana Roberta Teixeira, Bruno Veloso, Daniel Reca, Letícia Forattini, Luciana Davi e Otávio Portela. Com orientação e apoio das equipes de Comunicação e Memória e a direção da SPCD, eles desenvolveram todas as etapas do projeto desde a sua concepção, passando pela roteirização, captação de imagens, pesquisa de acervo, edição e estratégias de divulgação até chegar ao resultado que está sendo apresentado.

Dança em palavras na websérie da companhia

A cada dia será publicado nas redes sociais da companhia um mini documentário sobre um bailarino diferente. Por meio de entrevistas e imagens de arquivo de obras, eles revelam suas personalidades, seus desafios, seus diferenciais e como o repertório da SPCD os influencia e os transforma.

Ao capturar momentos da trajetória de cada um, os depoimentos contribuem para o fortalecimento da memória da dança no Brasil, um dos eixos de atuação da companhia, ao mesmo tempo em que visam inspirar e despertar uma identificação do público com esses artistas a partir de sua humanidade, enfatizando o vínculo emocional proporcionado pela arte.

A São Paulo Companhia de Dança é um corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do governo do estado de São Paulo, dirigida por Inês Bogéa. No mês passado, a SPCD aprsentou temporada de grandes balés no Teatro Sérgio Cardoso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui