Covid-19 em Rio Claro: total de casos sobe para 27.230 com três novos registros

Município totaliza 27.230 casos positivos da doença ao longo da pandemia. No momnento, a taxa de ocupação de leitos é de 10%.

0

A Fundação Municipal de Saúde confirmou mais três casos de Covid-19 em Rio Claro nesta terça-feira (29). Com isso, o total de registros subiu para 27.230 desde o início da pandemia do novo coronavírus. Até o momento, o município tem 640 mortes causadas pela doença.

Os dados constam de boletim divulgado nesta terça (30) pela autarquia. Além desses indicadores, o documento traz ainda outras informações sobre a doença. Conforme o boletim, mais quatro pessoas se recuperaram da Covid-19. Dessa forma, o número de pacientes recuperados da Covid-19 em Rio Claro subiu para 26.575.

A taxa de ocupação de leitos Covid-19 é de 10%. O município tem sete pessoas internadas, sendo três em unidades de terapia intensiva (UTI). Por outro lado, a cidade tem oito pessoas em isolamento domiciliar porque não apresentam sintomas ou estão com sintomas leves da doença.

Boletim divulgação pela Fundação de Saúde sobre os dados da Covid-19 em Rio Claro.
Boletim divulgação pela Fundação de Saúde sobre os dados da Covid-19 em Rio Claro.

Vacinação contra a Covid-19 em Rio Claro

Se por um lado, os indicadores de casos de Covid-19 diminuem, por outro lado o município avança com a campanha de vacinação. Rio Claro já aplicou 463.751 doses de vacina contra o coronavírus em adultos e crianças.

Esse número indica que 92,75% da população rio-clarense recebeu ao menos uma dose de vacina contra a Covid-19 em Rio Claro. Além disso, 174.411 pessoas tomaram as duas doses ou dose única, o que corresponde a 83,23% da população.

Quem precisa tomar a vacina tem duas opções de locais disponíveis em Rio Claro. A região do Santa Elisa recebe o posto itinerante de vacinação nesta quarta-feira (30). O atendimento é realizado das 8 às 15 horas na unidade de saúde do bairro (Rua 25 com a Avenida 42).

Ao mesmo tempo, a população pode se vacinar no posto fixo que funciona no salão da igreja Boa Morte (Rua 10 entre avenidas 7 e 9). Nesta quarta-feira (30) o atendimento será das 8 às 19 horas.

O posto itinerante de vacinação também atenderá outros bairros com a finalidade de ampliar a cobertura vacinal. Os moradores podem conferir o cronograma de atendimento no cartaz abaixo:

Quarta dose da vacina

Enquanto vacina adultos e crianças, o estado de São Paulo amplia a vacinação dos idosos contra a Covid-19. O governo paulista confirmou a aplicação da quarta dose da vacina nas pessoas com mais de 60 anos. A imunização é uma recomendação do Comitê Científico de São Paulo, visto que esse público é mais vulnerável à doença. A vacinação começa no dia 5 de abril em todo o estado.

O governo estima que 4,5 milhões de pessoas nessa faixa etária podem tomar a quarta dose da vacina. Para isso, é necessário que o idoso atenda os requisitos. Em primeiro lugar, o cidadão precisa fazer parte da faixa etária atendida. Em segundo lugar, o idoso deve ter tomado a terceira dose há pelo menos quatro meses.

A aplicação da quarta dose da vacina já tinha começado em 21 de março para os idosos acima de 80 anos. Agora, a imunização é estendida para todas as pessoas com mais de 60 anos. Desse modo, a campanha consegue atender toda a população mais vulnerável.

Vale lembrar que o estado de São Paulo atingiu o índice de 90% de cobertura vacinal entre a população elegível. Com isso, São Paulo se tornou o primeiro estado a atingir a meta de vacinação da OMS (Organização Mundial da Saúde). O resultado mostra que o público tem procurado se proteger tomando a vacina.

Os dados sobre sobre vacinação no estado de São Paulo podem ser conferidos no site Vacina Já. A Secretaria Estadual de Saúde orienta a população a se cadastrar no portal para agilizar o atendimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui