SP ultrapassa 90% da população adulta vacinada contra a Covid

Menor cobertura vacinal ocorre na faixa etária de 12 a 24 anos. Número de internações diminuiu em dez vezes de abril a novembro.

0

O estado de SP ultrapassa 90% da população adulta vacinada contra a Covid, e se torna o primeiro estado brasileiro a ter 90% dos adultos com mais de 18 anos com esquema vacinal completo. De acordo com o governo estadual, o estado aplicou mais de 73,9 milhões de doses da vacina, sendo 37,7 milhões de primeira dose, 31,7 milhões de segunda dose, 1,7 milhão de dose única e 3,3 milhões de dose adicional. Entre o total da população, 32,9 milhões (71%) já receberam duas doses ou a dose única, sendo que 84% já tomaram pelo menos uma dose do imunizante.

Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (10) pelo governador João Doria durante coletiva de imprensa. “São Paulo desde o início acreditou no poder da vacina para salvar vidas”, frisou Doria observando que o índice de imunização do estado é superior à cobertura vacinal de países como a Alemanha, Argentina e Estados Unidos.

Outro indicador importante é a redução do número de mortes e de internações no estado de São Paulo. De abril de 2020 a novembro deste ano, o número de internações diminuiu em dez vezes, caindo de 31 mil para menos de três mil. Com relação aos óbitos, 86% das cidades paulistas, ou seja, 553 dos 645 municípios, não registraram mortes em decorrência da doença na última semana, de 4 a 10 novembro. “Esse é um indicador claro, objetivo e incontestável do sucesso da vacinação e dos protocolos sanitários”, ressaltou Doria.

A coordenadora do Programa Estadual de Imunização (PEI), Regiane de Paula, observou que os indicadores de vacinação poderiam ser ainda melhores se 5,4 milhões de faltosos tivessem completado o seu esquema vacinal. São pessoas que tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e não retornaram aos postos para tomar a segunda dose do imunizante. “Sem a segunda dose da vacina essas pessoas ainda estão expostas ao vírus e podem contrair a Covid-19, por isso é importante que elas completem seu esquema vacinal”, alerta Regiane.

O estado de SP ultrapassa 90% da população adulta vacinada contra a Covid-19. A menor taxa de cobertura vacinal ocorre na faixa etária de 12 a 24 anos. Quem está nesse grupo e ainda não tomou a vacina, seja primeira ou segunda dose, deve procurar um posto de vacinação para receber o imunizante e ficar protegido contra a Covid-19.

Mais informações sobre a vacinação podem ser obtidas no site Vacina Já.

Veja a coletiva de imprensa na íntegra:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui