Como começar a correr? 10 dicas de corrida para iniciantes. Se você deseja manter sua forma física sem ir à academia, então correr é a melhor opção de treino. Correr tem muitos benefícios. Além disso, melhora a saúde cardiovascular, aumenta a força, queima calorias e reduz o estresse. Então, como começar a correr?
Para iniciantes, correr por um minuto pode parecer uma hora, e a ideia de correr uma milha pode parecer um pouco opressor. Algumas pessoas também podem sentir dores musculares intensas, fadiga ou até sentirem tontura se não seguirem o ritmo adequado ou a proporção caminhada-corrida correta.
Aqui estão as 10 etapas que podem ajudá-lo a atingir sua meta de primeira milha correndo. Confira: Como começar a correr? 10 dicas de corrida para iniciantes.
1. Aquecimento
Faça de 5 a 10 minutos de alongamentos dinâmicos, polichinelos, joelhos altos, chutes nas nádegas ou balanços das pernas para aquecer os músculos e fazer o sangue circular e o oxigênio fluir.
2. Caminhada e corrida alternadas no início
Como um novo corredor, você não deve pensar em cobrir toda a distância de uma vez. Em vez disso, divida a corrida em intervalos curtos e caminhe entre esses intervalos para recuperar os músculos. Com o tempo, comece a alongar as seções de corrida e reduza as partes de caminhada até que você possa correr uma milha inteira em um trecho.
3. Dê passos curtos e fáceis
Muitos iniciantes consideram a corrida um exercício desafiador porque não possuem a técnica adequada e, portanto, acabam perdendo muita energia. Tente dar passos curtos e fáceis em vez de passos longos e poderosos para desenvolver a coordenação necessária a cada quilômetro percorrido.
4. Siga o padrão de respiração correto
Respirar bem é uma parte essencial da corrida para obter oxigênio suficiente para os músculos. Inspire pelo nariz por dois passos (batidas com os pés) e expire pela boca por dois passos (padrão 2-2) ou respire fundo por três passos ou expire em um passo (padrão 3-1).
5. Não se preocupe com dores laterais
Pessoas que começam a correr podem sofrer de dores laterais. Enquanto isso acontece, faça uma pausa, respire calmamente em um ritmo relaxado, pressione as mãos onde dói e depois caminhe até a dor passar.
6. Encontre o melhor lugar para correr
Corra sobre uma mistura de calçadas, esteiras, pistas, terra, grama, areia etc. para adicionar versatilidade à sua sessão de treino e divirta-se.
7. Manter uma forma de execução adequada
Deixe os braços balançarem naturalmente, relaxe os ombros, mantenha a parte superior do corpo ereta, incline-se ligeiramente para obter melhor impulso e aterrisse com o pé centralizado e diretamente sob o corpo durante a corrida.
8. Não beba ou coma antes de uma corrida
Não tome nada sólido antes de duas horas da corrida e beba líquidos em pequenas quantidades. No entanto, você pode abastecer o corpo com shakes de proteína ou ácidos graxos essenciais para recuperar o corpo após um treino intenso.
9. Descanse
Tire pelo menos um dia de folga após tentar seu primeiro treino de corrida para preparar músculos e ossos para a próxima corrida. No entanto, gradualmente torne-se mais consistente com sua corrida e adquira o hábito de atingir seus objetivos corporais.
10. Encontre o equipamento certo
Um bom par de tênis de corrida é essencial se você deseja se tornar um corredor rápido. Opte por sapatos com amortecimento substancial para os pés da entressola e suporte para o arco que podem ajudar a melhorar o desempenho atlético e prevenir lesões.