Agência Espacial Brasileira conta a evolução dos satélites nacionais

Do SCD-1 ao Amazonia 1: AEB lança série de conteúdos para contar a trajetória do setor espacial brasileiro, a partir dos lançamentos de satélites.

0

O Brasil está a poucos dias de um novo marco histórico. No dia 28 de fevereiro, será lançado o satélite Amazonia 1, o primeiro artefato de observação da Terra completamente projetado, integrado, testado e operado em solo brasileiro. Para chegar a este resultado, o Programa Espacial Brasileiro (PEB) passou por mudanças institucionais, redirecionamentos estratégicos e pela busca de novas parcerias comprometidas com a evolução do país no setor.

O trabalho tem sido conduzido, ao longo de décadas, sob a coordenação da Agência Espacial Brasileira (AEB) e por meio do Sistema Nacional de Desenvolvimento de Atividades Espaciais (SINDAE). As iniciativas têm o objetivo de levar à sociedade o conhecimento sobre as transformações de ambientes, como o do agronegócio e o da indústria, por meio da ciência e tecnologia. A melhoria no uso mais racional de nossos recursos, com base em informações provindas do espaço, é um dos ganhos com a entrada em operação do satélite Amazonia 1. Por isso, de forma mais ampla, o projeto tem o foco na qualidade de vida de cada cidadão.

Para apresentar a história do Programa Espacial Brasileiro, a AEB inicia uma série de publicações, tanto em seu portal quanto nas redes sociais (Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin), com informações sobre as missões, parcerias, descrições técnicas e alcance dos satélites. A Agência detalha, ainda, outros eventos que marcaram a trajetória do setor espacial brasileiro, como os históricos Sistema de Coleta de Dados Brasileiro e o Programa CBERS (China-Brazil Earth Resources Satellite – Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres).

Sobre a AEB

A Agência Espacial Brasileira, órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia vinculada ao MCTI, responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.

Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui