Sinalização dada por pesquisa, faz crescer expectativa sobre uma eventual candidatura de Du Altimari em 2024 e pode levar MDB a enquadrar o vereador Hernani Leonhardt, que reduziu o ex-prefeito a uma figura meramente decorativa ao festejar adesão do partido ao governo municipal e antecipar apoio à reeleição do prefeito Gustavo Perissinotto (PSD).
Realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas entre os dias 12 e 15 de agosto, levantamento aponta o ex-prefeito Barjas Negri (PSDB) como o grande favorito para a prefeitura de Piracicaba, com 47,5% das intenções de voto. Barjas, que também foi ministro e secretário de estado, já governou Piracicaba por três mandatos.
Pelo levantamento, o atual prefeito de Piracicaba Luciano Almeida (PP) aparece em último lugar com 4,6% das intenções de voto. Sua administração é aprovada por 22,5% e desaprovada por 74,6% dos piracicabanos.
Clique AQUI e confira a pesquisa na íntegra.
Segundo o RC 8:32 apurou, o resultado da pesquisa realizada em Piracicaba teve impacto quase imediato nos bastidores políticos de Rio Claro, em especial junto aos aliados mais próximos do ex-prefeito Du Altimari (MDB) que já manifestou o desejo de voltar a disputar o Executivo rio-clarense, que esteve sob seu comando de 2009 a 2016.
O entorno do emedebista aponta para a pesquisa como uma sinalização clara do que pode ser uma tendência a se consolidar nas eleições municipais de 2024. Ou seja, a preferência do eleitor por nomes já conhecidos e de experiência comprovada, como forma de se contrapor às frustrações em relação aos gestores atuais.
Com isso, a pesquisa teria colocado uma grande pressão sobre a executiva municipal do MDB que no início deste mês, em reunião tensa, confirmou a adesão oficial do partido ao governo municipal, a partir da indicação do ex-delegado Viegas Carneiro para o cargo de secretário municipal de Segurança.
Dias depois, durante uma entrevista, ao ser questionado sobre o desejo de Altimari de voltar a disputar a prefeitura de Rio Claro, Hernani disparou: “O Du não tem meu apoio à prefeitura. Ele não me apoiou para deputado, por que eu sou obrigado a apoiar ele para prefeito?”. E para arrematar ainda lançou mão de um ditado que diz que “o bom cabrito não berra” – clique AQUI.
Agora, caso as projeções apontadas pelo Paraná Pesquisas em Piracicaba se reproduzam em Rio Claro de forma semelhante, já há quem defenda que a executiva do MDB reveja o apoio à reeleição de Gustavo e que seja aplicada uma reprimenda ao vereador Hernani para que adapte seu comportamento público à sua real estatura dentro do partido.