Aeroporto é sonho para Rio Claro e realidade em Americana e Piracicaba

Plano Aeroviário Nacional lista 35 terminais de interesses em “cenário estratégico” e que estão aptos para a inclusão no pacote de investimentos do governo federal.

0

Sonho periodicamente acalentado em Rio Claro, a instalação de um Aeroporto Regional já é uma realidade nas cidades de Piracicaba e Americana, incluídas na lista de prioridades do PAN (Plano Aeroviário Nacional), que norteia o planejamento do governo federal para o setor até 2052 e que encerrou na última sexta-feira (25) a fase de consulta pública.

A lista de prioridades elaborada pelo Ministério dos Portos e Aeroportos reúne 35 terminais de interesses e que estão aptos para a inclusão no pacote de investimentos do governo federal.

Enquanto isso em Rio Claro, o governo municipal define o modelo de operação a ser adotado para a venda da área do Aeroclube, amparada em lei já homologada após desafetação do terreno aprovada pela Câmara Municipal. Com o valor arrecadado (estimado em mais de R$ 400 milhões), a prefeitura se compromete a investir em várias obras de infraestrutura. Entre elas, a construção de um novo aeroporto que também se pretende regional – clique AQUI.

Critérios de escolha

No PAN, o aeroporto de Americana aparece em 10º lugar na hierarquização do “cenário estratégico”, enquanto que o de Piracicaba ocupa a 16ª posição. Neste cenário, estão os terminais caracterizados como um aeródromo que atende a aviação geral, sem vocação inicial para ser um aeroporto comercial.

Os critérios levados em consideração para a definição das prioridades, segundo o Ministério, foram a proximidade de outros aeroportos mais movimentados (como os de Campinas – Campo dos Amarais e Viracopos) e a localização em uma região metropolitana; a capacidade do aeródromo em formar novos pilotos e; a capacidade da estrutura em abrigar oficinas para a manutenção de aeronaves.

O Aeroporto Municipal Augusto de Oliveira Salvação, de Americana, já conta com um projeto em andamento para a sua ampliação, por meio de contrato firmado entre o município e a Infraero, com recurso proveniente do antigo Ministério da Infraestrutura. Ele funciona todos os dias, operando 24 horas, tendo voos noturnos de acordo com as demandas – clique AQUI.

Em Piracicaba, o Aeroporto Municipal Pedro Morganti está em processo de regionalização desde abril de 2023. Caso a regionalização aconteça, o aeroporto poderá ser utilizado por aeronaves de aviação regional em operações de ligação com grandes centros – clique AQUI.

Leia mais notícias sobre política de Rio Claro e Região no RC 8:32.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui