Combativa, Tiemi Nevoeiro enfrentou ameaças dentro do próprio partido durante a eleição e se impôs como a mulher mais votada nas urnas. Sua chegada a Câmara de Rio Claro infla as expectativas da direita, coloca em xeque os “isentões” e acende o sinal de alerta aos lulopetistas abrigados no governo Gustavo Perissinotto (PSD).
Filha do ex-prefeito Nevoeiro Junior, bolsonarista raiz e agora única vereadora eleita para a legislatura 2025-2028, Tiemi Nevoeiro fez neste ano sua primeira e bem-sucedida incursão pelo campo de batalha eleitoral. Emergiu das urnas com 1.393 votos e envolta por uma aura de guerreira.
Já é presença constante nas sessões camarárias realizadas após as eleições. Faz o reconhecimento do terreno e acompanha os temas em discussão no Legislativo. Analisa o perfil dos futuros pares do plenário e mapeia o território, onde pretende fincar as bandeiras ideológicas da direita.
Eleita pelo Republicanos, durante a campanha eleitoral Tiemi não se rendeu a conchavos e teve a candidatura colocada sob ameaça pelo próprio partido, que integrou a coligação formada em apoio à reeleição do prefeito Gustavo Perissinotto.
Disparou contra obras malfeitas e não prioritárias, serviços prometidos e não realizados e aquisições suspeitas. Prometeu fiscalização rigorosa e chamou atenção para o endividamento do município – clique AQUI. Além de expor o lulopetismo encarnado, entre outros, pelos secretários Agnelo Matos (Habitação) e Dalberto Christofoletti (Cultura).
Se mantiver e replicar na Câmara o desempenho demonstrado em campanha, a nova vereadora pode elevar a temperatura do debate político na Casa, tirar governistas e isentões da zona de conforto e se colocar como contraponto a muitas ações e narrativas produzidas pelo Executivo que, via de regra, são reverberadas pelo Legislativo sem contestação.
Ativista anti-woke, conectada às plataformas digitais, Tiemi Nevoeiro desponta no cenário político de Rio Claro como fiel representante do novo perfil da direita, que tem no combate à ideologia de gênero, na defesa da vida e na preservação dos valores conservadores bandeiras inegociáveis.
Não por acaso, logo após as eleições esteve na Câmara Municipal de São Paulo para estreitar relações com expoentes da nova geração da direita de quem recebeu incentivo e apoio, como o vereador Fernando Holiday (PL) e Lucas Pavanato (PL), que contabiliza 1,4 milhão de seguidores nas redes sociais e conquistou 161.386 votos, sendo o vereador mais votado da capital paulista e o terceiro entre os vereadores mais votados da história do Brasil.
Por todo o enredo que envolveu sua eleição, suas conexões políticas e princípios que defende, Tiemi Nevoeiro se apresenta para ocupar um espaço até então vago e com a clara disposição de se tornar uma pedra no sapato de esquerdistas, sejam eles assumidos ou travestidos.