Coluna do Quincas Borba #6
Primeiramente, o que é ecologia? A ecologia é a ciência que estuda o ser humano no meio que ele convive, ela estabelece uma relação do ser vivo com a sua casa, com o local que ele habita. Parece algo simples, mas não é! A ecologia é algo de importância para todos mas que começa em pequenos atos individuais, como por exemplo não jogar garrafas na pista, e sim, jogá-la num local adequado para o descarte e reuso, evitando assim impactos para o nosso meio ambiente.
A falta de se comentar e praticar a ecologia traz outros assuntos tão atuais como o aquecimento global, mudanças climáticas, enchentes… etc. E isso deve ser discutido! Mas não pense você que isso deve ser discutido porque a natureza é importante para nós, é óbvio que ela é importante para nós, mas não exclusivamente; nós, seres humanos, não somos donos da natureza, será que existe algum dono da natureza?
É aí que entra uma questão que é muito falada, mas pouco praticada, que é a ética. Será que a ética tem relação com a ecologia? No meu ver, sem dúvida! A partir do momento que você, ser humano, utiliza da natureza, a destrói para fazer algo de sua vontade, você praticou um ato antiético, utilizou da natureza para satisfazer sua vontade; “Ah, mas nós podemos, nós somos seres racionais”, mas ser racional não te dá o direito de se sobrepor aos demais seres vivos.
Justamente por sermos racionais que devemos agir com racionalidade, isto é, agir conforme a razão. É equivocado pensar que ética seja só aquilo que é racional dentro de uma sociedade, pois a natureza também faz parte de nós, do nosso convívio.
Vivemos na nossa biosfera, certo? Errado! Ela não é nossa. Convivemos dentro da biosfera, junto com outras tantas formas de vida, de “bios”. E é claro que isso não nos dá o direito de nos impor sobre a natureza e usá-la sem moderação. Nós somente habitamos o planeta Terra, não somos donos, mas habitamos como se fosse uma casa alugada e compartilhada com os demais.
E seria sábio destruir a casa dos seres vivos na qual nós, humanos, estamos inseridos? Eu penso que nesse caso sairia de uma questão ética e iria para uma questão de que os seres humanos estão sendo incompetentes racionalmente.
Sabinadas é escrita pelo aluno Kauhan Sabino, da E. E. Prof. Marciano de Toledo Piza e é participante do Jornal de Camões desde 2020. O projeto tem fins pedagógicos e é realizado por alunos da rede estadual de ensino dentro das atividades de língua portuguesa. Visite nosso site clicando AQUI.