Rio Claro começa a aplicar a dose de reforço contra a Covid-19 nos adolescentes a partir de segunda-feira (30). Aliás, a medida segue diretriz do Ministério da Saúde.
A vacinação da dose de reforço vai atender os adolescentes de 12 a 17 anos. No entanto, eles devem cumprir intervalo mínimo entre as doses. Ou seja, a terceira dose vai ser aplicada somente em quem tomou a segunda dose há no mínimo quatro meses.
Em Rio Claro, a vacina contra a Covid-19 está disponível nas unidades básicas de saúde do Wenzel, Vila Cristina, Cervezão e Avenida 29. Portanto, os jovens devem procurar uma das quatro unidades das 7h30 às 16h30.
Além dos adolescentes, as demais pessoas também podem tomar a vacina contra a Covid-19. As doses são aplicadas nas quatro unidades básicas de saúde do município. Isto é, nos mesmos locais de vacinação dos adolescentes. Por conseguinte, o atendimento ocorre das 7h30 às 16h30. As unidades aplicam primeiras, segundas e doses de reforço (terceira e quarta doses).
As primeiras doses são para quem tem cinco anos ou mais. Para a segunda dose, a pessoa precisa observar a data de retorno, marcada a lápis no cartão de vacinação. A terceira dose atende os maiores de 18 anos quatro meses após a segunda dose. Rio Claro libera a quarta dose para as pessoas com 60 anos ou mais que tomaram a terceira dose há no mínimo quatro meses.
As unidades básicas de saúde também realizam campanha de vacinação contra a gripe e o sarampo. Porém, a vacinação da gripe atende apenas os grupos indicados. Por outro lado, a campanha contra o sarampo tem foco nas crianças de 6 meses a menores de 5 anos e profissionais de saúde. As vacinas contra gripe e sarampo também são aplicadas nas unidades de saúde da família.