O MDB lançará candidatura própria ao Executivo ou a vice nas eleições 2024 em Rio Claro. Quem afirma é o ex-prefeito Du Altimari, militante histórico do partido e que não esconde o desejo de retomar a cadeira de chefe do Executivo, que já ocupou de 2009 a 2016.
Em nota, Altimari refuta a possibilidade de que sua eventual candidatura a prefeito venha a ser rifada pelo partido a partir da composição de forças do novo diretório municipal, que daria prioridade a eleição para a Câmara de Vereadores, conforme análise do RC 8:32.
“O MDB tem coragem e tradição em participar do processo eleitoral de nossa cidade”, asseverou o ex-prefeito ao lembrar que há mais de 40 anos o MDB mantém tradição de lançar candidatos a prefeito e vice em Rio Claro.
Altimari observou que na convenção municipal realizada no último dia 3, depois de 13 anos de mandato o presidente João Vieira passou o bastão para a ala jovem do partido, com Bruno Oliveira assumindo a direção da Executiva.
“A síntese da convenção, mostrou que o partido está pronto para seguir a tradição e disputar a eleição de 2024 com candidatura própria ou vice”, avalia.
História
Nos últimos 40 anos, o MDB esteve presente no comando do Executivo rio-clarense por 20 anos, período em que elegeu dois prefeitos, Lincoln Magalhães (1982) e Du Altimari (2008 e 2012), e emplacou Cláudio Zerbo (já falecido) como vice na eleição e reeleição do então prefeito Cláudio Di Mauro (1996 e 2000).
Lincoln voltou a ser candidato em 1992. O ex-vereador Sérgio Guilherme foi candidato a prefeito em 1988 e a vice na chapa encabeçada por Raquel Picelli (PT), em 2004.
Em 2016, Gustavo Perissinotto ficou em segundo lugar como candidato a prefeito pelo MDB e em 2020 foi a vez da ex-vereadora Maria do Carmo disputar a prefeitura e ser derrotada pelo próprio Gustavo, que havia deixado o partido para ingressar no PSD.