Bienal do Sesc apresenta novas performances de dança

Apresentações acontecem às 19h e às 21h desta segunda (4) com transmissão online e gratuita.

0

A Bienal do Sesc apresenta novas performances de dança para o público de casa. Nesta segunda-feira (4), às 19 horas, os grupos Mexa e Grua tentam, em plano-sequência, estabelecer uma conversa entre palavra e movimento em “Conversa pra Boy Dormir”. Em seguida, às 21 horas, será exibido o solo de dança “NO HACER NADA pulverizar”. Os espetáculos integram a programação da 12º Bienal Sesc de Dança que acontece até domingo (10). Os eventos estão sendo transmitidos no #EmCasaComSesc pelo Instagram e YouTube.

Em “Conversa pra Boy Dormir”, os grupos Mexa e Grua tentam, em plano-sequência, estabelecer uma conversa entre palavra e movimento. A intervenção inédita é transmitida ao vivo diretamente do Sesc 24 de Maio para a 12ª edição da Bienal Sesc de Dança. A live, apresentada no Dança #EmCasaComSesc, ocorre sem a presença do público no local e segue os protocolos de prevenção à Covid-19.

“Conversa pra Boy Dormir” é, também, uma carta. Uma carta de amor, uma canção, uma ficção, uma ação permeada pela ausência e pela transitoriedade dos encontros. Tem algo que sempre se perde… Mas como conversar em outra língua? E, ainda assim, não deixar de ser uma conversa? Como relacionar as singularidades durante o contínuo do falar-ouvir-silenciar?

Bienal do Sesc apresenta novas performances de dança
“Espetáculo “Conversa pra Boy Dormir”, dos grupos Mexa e Grua. (Foto: Leandro Moraes)

Os grupos realizaram três semanas de residências em que artistas de cada um dos coletivos se conheciam em cena e decidiam, ao vivo, suas ações. A partir desse contato, pontes foram criadas e distâncias, percebidas. Nesta intervenção, se disponibilizam para mais um encontro. Partindo das próprias linguagens (dança e performance), os grupos se perguntam como foram atravessados, que afetos compartilham, o que ainda não entendem e como podem, agora, conversar.

Em seguida, às 21 horas, será exibido o solo de dança “NO HACER NADA pulverizar”, do diretor brasileiro Fausto Ribeiro e da performer uruguaia Lucía Sismondi. Em formato de curta-metragem, o solo de dança “NO HACER NADA pulverizar” desenvolve-se a partir de noções físicas e interiorizadas do que é considerado presença, permanência, disponibilidade e virtualidade. “Esse trabalho é um convite a contemplar o tempo saturado de nosso cotidiano”, consideram.

Na busca constante por uma linguagem grávida de diferentes formas de expressão, a dupla aborda o tema a partir do corpo em cena que aguarda algo em um tempo suspenso no qual talvez nada aconteça… A obra é fruto da pesquisa chamada #enlínea (#emlinha), dedicada a refletir acerca da natureza do esperar e a incontornável expectativa do vir a ser. Percepção tornada mais aguda após a emergência sanitária de 2020, mas que sempre mobilizou poeticamente artistas como o escritor argentino Jorge Luis Borges, uma das fontes do projeto.

Os espetáculos fazem parte da programação do projeto #EmCasaComSesc que traz toda semana apresentações gratuitas de música, teatro, dança e atividades infantis. Os shows e espetáculos acontecem sempre de terça a domingo, às 19 horas, com exceção da programação infantil que é transmitida aos sábados, às 15 horas. Nesta semana, o palco virtual do #EmCasaComSesc também recebe espetáculos da 12ª edição da Bienal Sesc de Dança.

O espetáculo sul-coreano “Abismo”, inédito no Brasil, da 99 Art Company. (Foto: Divulgação)

Ontem (3), o público pôde conferir três espetáculos: “Despacho Deferido”, solo da coreógrafa e intérprete baiana Jaqueline Elesbão; “Darktraces”, da diretora artística e coreógrafa portuguesa Joana Castro; e de “131 OUT”, de Sara Marasso e Stefano Risso, do coletivo Il Cantiere, fundado em Turim. Nesta segunda )4) a Bienal do Sesc apresenta novas performances de dança.

Amanhã (5) dança e música encontram-se no espetáculo “Yebo Musical”, às 19 horas. Em seguida, às 21 horas, será apresentado o espetáculo sul-coreano “Abismo”, inédito no Brasil, da 99 Art Company.

O público pode assistir os shows e espetáculos acessando o Instagram do Sesc Ao Vivo (@SescAoVivo) e o canal do YouTube do Sesc São Paulo (Youtube.com/sescsp). Não é preciso fazer cadastro ou agendamento prévio. Além dos eventos ao vivo, o público também pode ainda acessar o acervo do Sesc e curtir os shows e espetáculos disponíveis. E para saber tudo o que rola na 12ª edição da Bienal Sesc de Dança acesse bienaldedanca.sescsp.org.br.

Dança #EmCasaComSesc

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui