Mais uma carga irregular de madeira nativa foi apreendida em Rio Claro pela 7ª Cia da Polícia Ambiental ao vistoriar um caminhão de transporte de madeira serrada vindo do Mato Grosso rumo a cidade de Jarinu-SP.
Foram encontradas o equivalente à 6,796 metros cúbicos do tipo de corte de madeira serrada denominado “sarrafo” na carga sem a devida regularização GF3 (Guia de Transporte de Produtos Florestais Diversos) apresentada.
Dessa forma, a madeira foi recolhida junto ao Horto Florestal de Rio Claro para a destinação após o Atendimento Ambiental, como também a apreensão e depósito do caminhão que transportava a carga.
Por fim, elaborado o respectivo Auto de Infração Ambiental na modalidade multa simples, no valor de R$ 2.038,80, por destinar produto de origem florestal sem licença válida para todo tempo de viagem.
Como denunciar crimes ambientais
Antes de denunciar verifique:
1. Se o fato é mesmo uma infração ambiental.
Verifique a FAQ no site da PM Ambiental de São Paulo.
2. Se o fato acontece, ou aconteceu no Estado de São Paulo.
Lembre-se de que a Polícia Militar é órgão Estadual e sua atuação está circunscrita ao território Estadual de São Paulo, caso o fato tenha ocorrido em outro Estado encaminhe para o órgão respectivo, na dúvida nos contate.
3. Se possui a localização completa.
Os nossos policiais precisam encontrar o local exato onde o fato aconteceu, por isso tenha em mãos o endereço completo.
Os canais de denúncia são:
Pelo celular: Aplicativo “Denúncia Ambiente”, disponível para Android e IOS.
Pelo site: http://denuncia.sigam.sp.gov.br/
Por telefone: (consulte aqui o número da unidade mais próxima).
ATENÇÃO: em casos de emergência, ligue 190.