Tudo tem um motivo, eu falo e alguns não acreditam! Vem comigo entender porque e como surgiram os termos ativo e passivo.
Em determinado momento da história, ser ativo ou passivo em uma relação sexual não estava relacionado a orientação sexual dos envolvidos. Essa questão estava diretamente relacionada ao capital e posição hierárquica, inclusive nesse período, homens se relacionavam com outros homens e diferente de hoje em dia, não era uma questão moral, mas sim de hierarquia social.
O sexo entre dois homens era aceito, porém, só era permitido quando uma das partes detinha o poder do capital e para ele era dado o direito da penetração. Dessa forma, cabia a todos que não detinham essa posição, como mulheres, escravos e rapazes mais jovens a passividade na relação sexual. Estes últimos, para fazer a transição da juventude para a fase adulta, era comum manter relações sexuais com um homem mais velho.
Este é mais um exemplo para ilustrar as construções históricas que colaboraram para formar nossas limitações culturais e de comportamentos.
Lara Vasconcelos
Graduanda em Psicologia
Estudante da temática Sexualidade
Me siga no Instagram