Covid-19: Governo de São Paulo anuncia vacinação para pessoas de 72 a 74 anos

Idosos com 72, 73 e 74 anos receberão a vacina a partir do dia 22 de março em todo o estado de São Paulo.

0

O governador de São Paulo, João Doria, anunciou nesta quarta-feira (10) a vacinação de três novos grupos na faixa etária dos 70 anos. As pessoas com 72, 73 e 74 anos receberão a vacina contra o coronavírus (Covid-19) a partir do dia 22 de março em todo o estado de São Paulo. Esse grupo é estimado em 730 mil pessoas.

Uma semana antes, a partir do dia 15 de março, terá início a vacinação das pessoas com 75 e 76 anos anunciada anteriormente. Com isso, são cinco grupos na faixa dos 70 anos que vão ser imunizados contra a doença. As pessoas d 79 a 90 anos ou mais já estão sendo vacinadas.

A aplicação das doses será feita em sistema de drive-thru e nas unidades de saúde. Para evitar filas e aglomerações, o governador solicitou aos idosos e familiares que façam agendamento prévio no site “Vacina Já”. Até o momento, o estado de São Paulo aplicou mais de 3,5 milhões de doses de vacina, sendo mais de 2,5 milhões em primeira dose e 946.426 de segunda dose.

O governador de São Paulo, João Doria, segura dose de vacina Coronavac produzida pelo Instituto Butantan (Foto: Divulgação/Governo de SP).

Doria também comentou estudo da Universidade de São Paulo (USP) que comprova a eficácia da vacina Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan contra as novas cepas de coronavírus. “É uma excepcional notícia para a ciência e para a vida. A vacina do Butantan é eficaz contra as três variantes do vírus que circulam no país”, destacou Doria, ressaltando que hoje a Coronavac é aplicada em nove de cada dez brasileiros imunizados.

“Hoje somente a vacina do Butantan está chegando ao Ministério da Saúde”, reforçou Regiane de Paula, coordenadora de Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde. De acordo com ela, o instituto está trabalhando 24 horas por dia para dar conta da demanda e atingir a meta de produzir 100 milhões de doses da vacina.

Ampliação de leitos

O governo de São Paulo anunciou a abertura de 338 novos leitos no estado (Foto: Agência Brasil).

Também na coletiva de imprensa desta quarta-feira o governo de São Paulo anunciou a abertura de 338 novos leitos, sendo 167 de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), em hospitais estaduais, municipais e filantrópicos no estado. “Esse é o terceiro anúncio de ampliação de leitos que fazemos em menos de duas semanas, o que demonstra a gravidade da evolução do vírus”, alertou Doria.

Em duas semanas foram criados 1.118 novos leitos hospitalares no estado de São Paulo, sendo 676 de UTI. “Até o fim do mês teremos no estado 9.200 leitos de UTI, o que representa quase três vezes mais que os 3.500 leitos que existiam antes do início da pandemia”, comentou o secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn.

Porém, o secretário afirma que a demanda por leitos é crescente. “Estamos internando 130 pessoas a mais por dia com necessidade de leitos de UTI e não temos fôlego para abrir leitos nessa velocidade”, declarou Gorinchteyn, reforçando a necessidade do apoio da população no combate à Covid-19. “Cada um deve fazer a sua parte. Fiquem em casa, usem máscara e façam isolamento social”, orientou.

Taxa de isolamento

Governo pede que população use máscara e se proteja contra o coronavírus (Foto: Reuters/Rahel Patrasso/Agência Brasil).

A secretária estadual de Desenvolvimento0 Econômico, Patricia Ellen, informou que a fase vermelha já está surtindo resultado positivo na taxa de isolamento no estado que nos últimos quatro dias ficou em torno de 50%. “Registramos um aumento de três a quatro pontos na taxa de isolamento e isso é um grande avanço”, frisou Patricia.

O estado de São Paulo regrediu à fase vermelha do Plano de São Paulo no último sábado (6). Nesse primeiro dia a taxa média de isolamento no estado ficou em 46%, no domingo (7) foi de 52%, na segunda-feira (8) de 51% e na terça-feira (9) de 43%

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui