Elite burra e povo ignorante

0

Coluna do Quincas Borba #3

Sopa: A vida é um milagre pelo simples fato racional de saber que o vazio é a ordem do universo o qual conhecemos. A sopa orgânica que nos levou para o status de seres conscientes é um motivo suficiente para viver intensamente cada segundo da vida.

Realidades paralelas: É difícil não nos apegarmos aos triviais problemas que assolam nosso intelecto, nossa rotina, nossas percepções. E mais difícil é entender que cada uma das pessoas que estão a sua volta vivem em realidades diferentes e exigir algo de outrem é imposição. Eis o paradoxo.

Miséria cultural: Aliado a isso, a privação de toda uma geração aos bens culturais produzidos por nossa espécie leva a barbárie que vivemos em plena pandemia. O advento do negacionismo, do obscurantismo e de todo tipo de ismo…

Práxis: Não podemos ser ingênuos. O acesso ao conhecimento sem a alteração da prática, do dia-a-dia é o mesmo que aceitar sua ignorância letárgica. E aqui é que está armada a bomba nacional. Uma elite burra e um povo ignorante.

Brasileiros Pocotó

La Ciência: Assolação, esse nome, pairando pelo ar, como uma nuvem negra… Já separou muitas famílias, mas não para. Ele atua de duas formas diferentes, tanto no agir quanto no falar, mas acho que deveríamos considerar, que esse nome nada mais é do que uma lição a ser aplicada.

La Ciência II: De um lado, dois tolos brigando por poder, do outro, uma criança desolada procurando rumo naquilo que está diante os seus olhos. Prédios desmoronam, jovens sucumbem, até quando vamos brigar por algo que pode ser dividido?

La Ciência III: Um regime me obriga a permanecer dentro de uma gaiola, não posso escolher ser livre? Quem pagará as consequências serão os únicos que me apoiam dentro desse labirinto. Olhos me cercam e a coruja está ciente de cada passo que dou…


O jornal escolar “Quincas Borba”, da Escola Estadual “Marciano de Toledo Piza” de Rio Claro, é um projeto idealizado pelo aluno e poeta Kauhan Sabino. A publicação faz parte do Jornal do Camões, projeto que visa criar uma rede de jornais nas escolas do Brasil e promover o estudo da Língua Portuguesa, além da formação de pessoas críticas e reflexivas.

La Ciência é escrita pelo aluno Guinter Samuel, da ETEC Prof. Armando Bayeux da Silva e participante do Jornal de Camões desde 2020.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui