Erro de digitação coloca Rio Claro como uma das cidades que aplicaram vacinas vencidas

É possível que tenha havido erro na inserção dos dados no sistema VaciVida utilizado para registrar a vacina aplicada, com a seleção de lote equivocado.

0

A Secretaria de Saúde de Rio Claro esclarece que nenhuma dose de vacinas vencidas contra a Covid e repercutida em primeira mão pela Folha foram aplicadas no município. Sempre que chegam vacinas no município, as informações referentes aos lotes e vencimento são averiguadas. Nunca ficam em estoque vacinas com data de validade anterior às novas doses recebidas.

A informação inicial aponta dois lotes de vacinas como tendo sido utilizados em Rio Claro após o vencimento. A Vigilância Epidemiológica observa que as vacinas de um destes lotes sequer chegaram a ser recebidas pelo município. Já as doses com vencimento em 14 de abril, do lote 4120Z005 da Astrazeneca, estavam entre as primeiras que o município recebeu, em 27 de janeiro. Essas doses foram utilizadas imediatamente, esgotando-se nas duas semanas seguintes ao recebimento, bem antes do prazo de validade.

Vacinas vencidas da AstraZeneca
Lote, validade e local onde foram aplicadas as vacinas, de acordo com o cadastro VaciVida, que gerou toda a confusão. (Imagem: Reprodução)

O número do lote é anotado no comprovante de vacinação de quem é imunizado. A orientação da Secretaria Municipal de Saúde é para que as pessoas confiram essa carteira de vacinação comparando com os lotes divulgados e datas de validade, confirmando o recebimento antes da data de vencimento da vacina. Caso alguém tenha dúvidas, deve entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica, que está à disposição para esclarecimentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui