Homem é preso por invasão da casa da ex-mulher e descumprir medida protetiva que havia contra ele, na manhã desta sexta-feira (14), por volta das 8 horas, por uma equipe da Guarda Civil Municipal.
Os guardas municipais foram até o bairro Jardim Novo após denúncia da vítima que relatou a invasão da sua residência pelo indivíduo por uma janela. Segundo ela, o homem realizou a invasão para agredi-la e ao conseguir pedir por socorro, ele fugiu, mas foi detido logo em seguida.
Acompanhe o maior e melhor noticiário policial de Rio Claro clicando AQUI
Após o homem ser preso por invasão da casa da ex-mulher, ele foi conduzido até a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) onde foi autuado em flagrante e recolhido a carceragem local, permanecendo a disposição da justiça.
Medidas Protetivas
As medidas protetivas são mecanismos legais que têm o objetivo de proteger um indivíduo que esteja em situação de risco, independentemente de raça, classe social, orientação sexual, renda, cultura, nível educacional, religião e idade.
Quais os tipos de medidas protetivas?
A lei prevê dois tipos de medidas protetivas de urgência: as que obrigam o agressor a não praticar determinados atos e as direcionadas a vítima e seus filhos com o objetivo de protegê-los. Abaixo, falarei em detalhes sobre suas previsões legais na Lei Maria da Penha.
Delegacia de Defesa da Mulher
As DDMs são unidades especializadas da Polícia Civil, que realizam ações de prevenção, proteção e investigação dos crimes de violência doméstica e violência sexual contra as mulheres, entre outros. Entre as ações, cabe citar: registro de Boletim de Ocorrência, solicitação ao juiz das medidas protetivas de urgência nos casos de violência doméstica e familiar contra as mulheres, realização da investigação dos crimes.
A Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Rio Claro funciona na Avenida 23 entre as ruas 12 e 13, no Bairro do Estádio.