MDB, PSDB e Podemos lideram ranking de filiados em Rio Claro

Na lanterna em número de filiados entre os partidos com representação na Câmara Municipal, o nanico Cidadania da vereadora Carol Gomes comanda o DAAE, secretarias e cargos estratégicos do governo Gustavo.

0

Somando cinco vereadores na Câmara Municipal de Rio Claro, MDB, PSDB e Podemos lideram o ranking de eleitores filiados no município, de acordo com os dados estatísticos disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e atualizados até julho de 2023.

Com 1.330 correligionários, o MDB lidera o número de filiações na cidade e possui dois vereadores, Hernani Leonhardt e Geraldo Voluntário. Nas eleições municipais de 2024, o partido disputará a prefeitura com candidato próprio ou a vice, garante o ex-prefeito Du Altimari – clique AQUI.

Em segundo lugar aparece o PSDB com 976 filiados. Na Câmara o partido está representado pelos vereadores Paulo Guedes e Vagner Baungartner. Há uma semana, os tucanos elegeram a advogada Giselle Pfeifer para presidir o diretório local e conduzir a legenda na sucessão municipal – clique AQUI.

O Podemos surge na terceira colocação com 794 filiados. Em 2020, sua primeira eleição municipal em Rio Claro, a legenda elegeu o vereador Alessandro Almeida, que tem afirmado que não será candidato à reeleição em 2024.

Sem eleger vereador desde 2012, o PT aparece em seguida com 759 filiados. Para 2024, o partido do presidente Lula aposta no retorno de alguns nomes conhecidos, como o secretário municipal de Habitação Agnelo Matos – clique AQUI.

Contando com três vereadores (Julinho Lopes, Adriano La Torre e Moisés Marques), o PP soma 695 filiados, sendo seguido de perto pelo União Brasil, que soma 646 filiados e é dono da maior bancada da Câmara com quatro vereadores: Val Demarchi, Serginho Carnevale, Rodrigo Guedes e Sivaldo Faísca. Rodrigo assumiu a presidência do partido em Rio Claro com a missão de pavimentar o caminho para a candidatura a prefeito de seu irmão, Rogério Guedes – clique AQUI.

O PL, que desde a filiação do ex-presidente Jair Bolsonaro se tornou o maior partido de direita do Brasil, ainda não reflete essa condição em Rio Claro contabilizando 465 filiados entre o eleitorado rio-clarense. Luciano Bonsucesso é o único vereador da legenda. Recentemente o partido abriu as portas para o ex-prefeito Juninho da Padaria – clique AQUI.

Depois aparece o PSD, do prefeito Gustavo Perissinotto, com 282 filiados. Além do Executivo, o partido comanda a Câmara através do presidente Pereirinha e possui outros dois vereadores: Diego Gonzales e Thiago Yamamoto.

Entre os partidos com representação na Câmara de Rio Claro, o Republicanos, do vereador Irander Augusto aparece em penúltimo lugar com 223 filiados.

Em último lugar vem o Cidadania com 141 filiados. Apesar de ocupar a lanterna, o partido da vereadora Carol Gomes, comanda o DAAE (Sérgio Ferreira), a Habitação (Agnelo Matos) e deve assumir a Secretaria de Desenvolvimento Social, além de ocupar muitos outros cargos estratégicos no governo Gustavo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui