Museu Índia Vanuíre ensina a confeccionar o brinquedo Pop It

Programação conta também com depoimentos de indígenas e curiosidades do acervo. Atividades são online e gratuitas.

0

A programação de julho do Museu Índia Vanuire começa com atividades voltadas à criançada, com muita oficina cultural e contação de história, além de depoimentos de indígenas do oeste paulista. O Museu Índia Vanuíre ensina a confeccionar o brinquedo Pop It, sucesso entre a garotada, e muito mais. Acompanhe a agenda desta semana! http://museuindiavanuire.org.br/

Nesta sexta-feira (2), a ação Saberes e Fazeres Indígenas exibe depoimentos de Analú Lipu, Terena da aldeia Ekeruá, da Terra Indígena Araribá, sobre a cultura do seu povo. Acesse as redes sociais do museu.

Neste sábado (3) tem sugestão de leitura. Para saber qual a próxima indicação, basta acompanhar as redes sociais da instituição e ficar por dentro de toda programação. As publicações são relacionadas às temáticas do museu e de fácil acesso, por meio de livrarias online ou e-books gratuitos.

Museu Índia Vanuíre ensina a confeccionar o brinquedo Pop It
Museu Índia Vanuíre ensina a confeccionar o brinquedo Pop It. (Foto: Reprodução/Internet)

O domingo (4) será destinado às crianças, com oficina cultural. Às 12 horas, aprenda a confeccionar o seu próprio Pop It, brinquedo antiestresse totalmente sensorial que ajuda na concentração e é sucesso entre a galera. Feito com materiais recicláveis, é totalmente sustentável, de fácil acesso e super prático. NO domingo passado, o museu ensinou a confeccionar uma boneca tradicional do Japão.

A semana começa com curiosidade do acervo do Museu Índia Vanuíre. Você sabia que em 9 de julho é comemorado o dia a Revolução de 1932? E que o capacete usado nesse período foi uma variação do modelo francês com o modelo inglês? Na segunda-feira (5), às 15 horas, a instituição apresenta um dos capacetes da época presentes no acervo. Confira!

O projeto Cultura e Diversão em Casa exibe depoimentos, de indígenas, sobre as culturas locais. Na terça-feira (6), às 15 horas, um Guarani-Nhandewa, da Aldeia Nimuendajú, Terra Indígena Araribá, conta uma linda história sobre o NHAMBU.

Maricá (RJ) – Na Aldeia Mata Verde Bonita, 20 famílias Guarani Mbyá se comunicam na língua materna, um idioma indígena do tronco tupi-guarani

Já na quarta-feira (7), Claudete de Camilo Lipú, da Aldeia Ekeruá, mostra uma cantiga conhecida pelo seu povo. Na quinta-feira (8), será a vez de Martha Pio, Terena da Aldeia Ekeruá, que apresenta as brincadeiras tradicionais de seu povo, às 15 horas.

Como forma de continuar a disseminar a cultura, as ações educativas da instituição e também o tour virtual permanecem de forma online pelas redes sociais (@museuindiavanuire) e site do museu.

O Museu Índia Vanuire é uma instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do governo do estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui