- Publicidade -
Início Divirta-se Agenda Cultural Museu Índia Vanuíre ensina a confeccionar o brinquedo Pop It

Museu Índia Vanuíre ensina a confeccionar o brinquedo Pop It

Programação conta também com depoimentos de indígenas e curiosidades do acervo. Atividades são online e gratuitas.

0
Oficina para as crianças vai ensinar a confeccionar o brinquedo Pop It. (Foto: Reprodução/YouTube)

A programação de julho do Museu Índia Vanuire começa com atividades voltadas à criançada, com muita oficina cultural e contação de história, além de depoimentos de indígenas do oeste paulista. O Museu Índia Vanuíre ensina a confeccionar o brinquedo Pop It, sucesso entre a garotada, e muito mais. Acompanhe a agenda desta semana! http://museuindiavanuire.org.br/

Nesta sexta-feira (2), a ação Saberes e Fazeres Indígenas exibe depoimentos de Analú Lipu, Terena da aldeia Ekeruá, da Terra Indígena Araribá, sobre a cultura do seu povo. Acesse as redes sociais do museu.

Neste sábado (3) tem sugestão de leitura. Para saber qual a próxima indicação, basta acompanhar as redes sociais da instituição e ficar por dentro de toda programação. As publicações são relacionadas às temáticas do museu e de fácil acesso, por meio de livrarias online ou e-books gratuitos.

Museu Índia Vanuíre ensina a confeccionar o brinquedo Pop It
Museu Índia Vanuíre ensina a confeccionar o brinquedo Pop It. (Foto: Reprodução/Internet)

O domingo (4) será destinado às crianças, com oficina cultural. Às 12 horas, aprenda a confeccionar o seu próprio Pop It, brinquedo antiestresse totalmente sensorial que ajuda na concentração e é sucesso entre a galera. Feito com materiais recicláveis, é totalmente sustentável, de fácil acesso e super prático. NO domingo passado, o museu ensinou a confeccionar uma boneca tradicional do Japão.

A semana começa com curiosidade do acervo do Museu Índia Vanuíre. Você sabia que em 9 de julho é comemorado o dia a Revolução de 1932? E que o capacete usado nesse período foi uma variação do modelo francês com o modelo inglês? Na segunda-feira (5), às 15 horas, a instituição apresenta um dos capacetes da época presentes no acervo. Confira!

O projeto Cultura e Diversão em Casa exibe depoimentos, de indígenas, sobre as culturas locais. Na terça-feira (6), às 15 horas, um Guarani-Nhandewa, da Aldeia Nimuendajú, Terra Indígena Araribá, conta uma linda história sobre o NHAMBU.

Maricá (RJ) – Na Aldeia Mata Verde Bonita, 20 famílias Guarani Mbyá se comunicam na língua materna, um idioma indígena do tronco tupi-guarani

Já na quarta-feira (7), Claudete de Camilo Lipú, da Aldeia Ekeruá, mostra uma cantiga conhecida pelo seu povo. Na quinta-feira (8), será a vez de Martha Pio, Terena da Aldeia Ekeruá, que apresenta as brincadeiras tradicionais de seu povo, às 15 horas.

Como forma de continuar a disseminar a cultura, as ações educativas da instituição e também o tour virtual permanecem de forma online pelas redes sociais (@museuindiavanuire) e site do museu.

O Museu Índia Vanuire é uma instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do governo do estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile