Novo modelo da CNH já pode ser solicitado no Poupatempo; saiba como!

A partir desta quarta-feira, 1º de junho, Detran-SP começa a emitir o novo modelo da CNH que já está valendo em todo o país.

0

O estado de São Paulo começa a emitir nesta quarta-feira (1º) o novo modelo da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Desse modo, quem fizer o serviço de forma online ou agendar o atendimento presencial, vai ter acesso à nova versão da CNH. O atendimento online está disponível nos portais do Poupatempo e do Detran-SP.

A mudança atende a Resolução nº 886 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Dessa forma, altera características da identidade visual da carteira de motorista, agora emitida em tons de verde e amarelo. Assim, a nova CNH possibilita a inclusão de informações como o nome social. No entanto, essa opção vale somente para quem já possui essa opção no RG. Além disso, a CNH permite incluir filiação afetiva e o uso do código MRZ. Esse código permite ao condutor embarcar em terminais de autoatendimento nos aeroportos brasileiros.

Agora, o documento apresenta uma tabela com imagens que indicam os tipos de veículo que o condutor está apto a dirigir. No verso, está presente no documento texto em português, inglês e espanhol. Dessa maneira, fica mais fácil a identificação do condutor em outros países. Ainda assim, o motorista necessita da Permissão Internacional para Dirigir (PID) para conduzir nos países signatários da Convenção de Viena ou que atendam ao princípio de reciprocidade.

Para condutores que possuem a CNH definitiva, o documento mostra a letra “D”. Já para os permissionários, a letra vai ser a “P”. Além disso, a habilitação passa a incluir a naturalidade e a nacionalidade do motorista. Uma inovação visto que esses itens não tinham no modelo anterior. Da mesma forma, a nova CNH mantém informações sobre possíveis restrições médicas e outros dados adicionais.

Novo modelo da CNH: renovação, alteração e 2ª via

Vale lembrar que o condutor não precisa trocar a CNH caso o documento ainda esteja dentro do prazo de validade. Nesse sentido, a medida vale também para quem teve a habilitação vencida durante a pandemia e segue o calendário de renovação. Ou seja, as novas carteiras de motorista são emitidas em caso de renovação, alteração de dados ou segunda via.

Ao mesmo tempo, o novo modelo da CNH mantém o QR Code, disponível nos documentos emitidos a partir de 2017. Dessa maneira, o cidadão pode acessar a CNH pelo celular por meio do aplicativo da CDT (Carteira Digital de Trânsito). Tanto a versão física quanto a versão online do documento são válidas em todo o território nacional.

Seja como for, o motorista precisa agendar data e horário para ser atendido presencialmente no Poupatempo. O agendamento pode ser feito pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital ou nos totens de autoatendimento. Portanto, há várias opções disponíveis para realizar o procedimento.

Pelos canais digitais, o cidadão também pode acessar 206 serviços eletrônicos oferecidos pelo Poupatempo. Assim sendo, o cidadão pode fazer renovação de CNH, licenciamento de veículos e consulta de IPVA. Aliás, a lista inclui ainda Carteira de Trabalho Digital, seguro-desemprego e atestado de antecedentes criminais. Além deles, também permite acesso à carteira digital de vacinação contra a Covid-19. Em suma, são vários serviços online, rápidos e fácil realização.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui