Rio Claro soma 297 casos de dengue com 16 novos registros nesta semana

Não há registros de chikungunya, zika vírus e febre amarela neste ano.

0

O município de Rio Claro registrou nesta semana 16 novos casos de dengue. Dessa forma, a cidade totaliza 297 confirmações da doença neste ano.

As informações estão em boletim da Vigilância Epidemiológica, divulgado nesta sexta-feira (3). Além dos casos de dengue, o documento também aponta que não há casos neste ano no município de chikungunya, zika vírus e febre amarela. Essas doenças também transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

A Fundação Municipal de Saúde intensificou o trabalho preventivo nos bairros do município. Desse modo, são realizadas visitas casa a casa e vistorias em pontos estratégicos e nebulização. Porém, este trabalho apenas não é suficiente para combater o mosquito. Ou seja, é fundamental que a comunidade também faça sua parte.

Então, a comunidade deve ficar atenta. O Aedes aegypti se reproduz em água parada. Por isso é essencial eliminar os recipientes e manter os quintais sempre em ordem. Além disso, a população deve descartar corretamente o lixo e outros materiais.

Casos de dengue aumentam no país

O Brasil registrou um aumento de 113,7% nos casos prováveis de dengue até abril deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo boletim do Ministério da Saúde, foram 542.038 casos prováveis, entre a primeira e a décima sexta semana epidemiológica, período compreendido entre 2 de janeiro e 23 de abril de 2022. Esse número já é praticamente o mesmo que foi registrado em todo o ano de 2021, quando foram contabilizados 544 mil casos prováveis de dengue.

Enquanto isso, o estado de São Paulo já registra mais casos e mortes por dengue em 2022 do que em todo o ano passado. São 153,3 mil casos neste ano, com 119 mortes. Em 2021, o estado teve 145,8 mil casos e 71 mortes. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde. Na comparação com o mesmo período de 2022, foram 117,5 mil infecções e 44 vítimas no ano passado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui