Dando continuidade a operação “Huracán I”, realizada em maio, o Ministério Público e a Polícia Ambiental de São Paulo fazem novas vistorias em áreas vulneráveis para a ocorrência de queimadas e de incêndios florestais em Rio Claro e outras regiões no estado paulista.
Segundo os órgãos, a Operação Huracán tem caráter preventivo e ocorre nesse momento de maior estiagem no estado, em que há mais risco para a ocorrência de queimadas e incêndios.
Durante a operação, membros do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema) e da Polícia Ambiental estão visitando unidades de conservação, áreas de preservação permanente, reservas legais, áreas especialmente protegidas e faixas de domínio de rodovias.
O objetivo da operação é analisar os planos preventivos contra incêndio e fiscalizar usinas e áreas de plantio de cana, principalmente as regiões com histórico de incêndios e de maior vulnerabilidade.
Entre as ações previstas na operação estão a orientação dos proprietários e produtores rurais sobre as medidas de prevenção.
O nome da operação, segundo os órgãos, foi uma homenagem ao deus maia Huracán, responsável pelos ventos, as tempestades e o fogo.
Como denunciar crimes ambientais
Antes de denunciar verifique:
1. Se o fato é mesmo uma infração ambiental.
Verifique a FAQ no site da PM Ambiental de São Paulo.
2. Se o fato acontece, ou aconteceu no Estado de São Paulo.
Lembre-se de que a Polícia Militar é órgão Estadual e sua atuação está circunscrita ao território Estadual de São Paulo, caso o fato tenha ocorrido em outro Estado encaminhe para o órgão respectivo, na dúvida nos contate.
3. Se possui a localização completa.
Os nossos policiais precisam encontrar o local exato onde o fato aconteceu, por isso tenha em mãos o endereço completo.
Os canais de denúncia são:
Pelo celular: Aplicativo “Denúncia Ambiente”, disponível para Android e IOS.
Pelo site: http://denuncia.sigam.sp.gov.br/
Por telefone: (consulte aqui o número da unidade mais próxima).
ATENÇÃO: em casos de emergência, ligue 190.